sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

7ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

"...Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”.Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado." (Mc, 1, 40-42) 


    Neste sétimo dia de novena em louvor ao excelso padroeiro, contamos com presença do convidado da noite, Pe. Elielton Santos e Pe. Wheider Gerlan, juntamente com nosso Pároco Pe. Jarbas Gonçalves, o vigário da paróquia do Senhor do Bonfim, Pe. José Amaro, o Diácono Eduardo César, bem como, dos seminaristas da diocese. 


    Após saudar todos os presentes. Padre Elielton, inicia a sua pregação ressaltando a grandeza do novenário do excelso Padroeiro Senhor do Bonfim. E diz: “que o novenário do Senhor do Bonfim possibilite a nossa entrega ao coração de Jesus. Pois, é Jesus que abre o seu coração para toda a humanidade, e nele transfigura a água e o sangue que corre do seu coração, nos purificando e nos restaurando pela Sagrada aliança."


    Assim, se faz necessário, ter sempre em Cristo a nossa identidade. Outrora, não fecheis os vossos corações, mas resgatai os vossos corações, sempre em Jesus Cristo! É dEle o nosso coração, que está cheio da grandeza do seu amor. Todavia, existem dois caminhos para Cruz: o caminho histórico do Jesus encarnado, que nos chama a abrir o coração e testemunhar na própria história as ações concretas da nossa própria vida.

   E nesta vida, Jesus, quer nos resgatar. Nos cura. Nos edificar. No entanto, devemos sempre ter o reconhecimento da nossa consciência perante Deus. Assim como fizera aquele leproso, ao se ajoelhar na frente de Jesus e dizer: tu tens o poder de me cura. Desse mesmo modo, peçamos a Jesus a cura dos nossos males e lepras. Só Jesus tem o poder de curar!
 
   As vezes até nos deixamos levar pelo outro caminho, aquele que nos prende somente em nossas ações egoístas. No qual, nos perdemos pela imaginação de nossas próprias conquistas egoístas, querendo viver em um mundo de perfeição, sem encontrarmos com o outro. E quando agimos deste modo, fechamos os nossos corações...

  Aprendamos a deixar de lado o descompromisso, afim de não assumir responsabilidades. Vendo o outro, muitas vezes, apenas como um objeto de satisfação dos nossos interesses. Para mudar isso, é necessário sair de nós mesmo,  porque o outro não deve ser, em nossas vidas, apenas uma função, maIs o reconhecimento de legitimação. É necessário que caminhando na história vejamos os sinais da Reconciliação. 


Estejamos abertos ao Espírito Santo.  Abramos nossos corações ao coração de Jesus!

6ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

À tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio."(Mc, 1, 32)

    Neste sexto dia de novena em louvor ao excelso padroeiro, contamos com presença do convidado da noite, Padre Luan Saldanha,  juntamente com nosso Pároco Pe. Jarbas Gonçalves, o vigário da paróquia do Senhor do Bonfim, Pe. Johnny Silva, e seminaristas da diocese.

    O Pe. Luan inicia sua reflexão falando sobre a imagem de Jesus, e diz: “para nós, é muito claro a identidade de Jesus. Porque no final das contas nos temos um percurso muito longo de conhecimento daquilo que fez o Senhor. Nós, somos fruto. Não somente do conhecimento histórico que se realizou dentro do contexto do tempo e do espaço, mais temos inclusive o desenvolvimento teológico acerca da pessoa de Jesus, que faz com que o nosso conhecimento e o nosso coração seja enriquecido, acerca da identidade do Senhor.”

   E ao continuar, ele nos alerta para que tenhamos a consciência de que nem sempre foi desse modo. E nos lembra que Jesus Chegou ao mundo como um desconhecido como Aquele que tinha autoridade sobre os demônios, era apenas um homem que tinha poder para curar os doentes, e também, poder para curar todos os males, e sua autoridade impressionava todos ao seu redor. Vendo os feitos de Jesus, o povo se perguntava quem é este homem que tem poder sobre a esfera espiritual? 

    Diante da realidade vivida por Jesus naquele tempo, devemos olhar para os dias atuais, e perceber nele um contexto muito parecido de um mundo que deseja tirar de Jesus á autoridade que ele possui.

  Dado isso, o Pe. mais uma vez alerta, "nós os Cristão estamos cada vez menos convencidos sobre a verdade absoluta de nossa fé. Com isso, estamos permitindo que o mundo com seu discurso que desautoriza Jesus e a igreja, entrem em nós, porque estamos mantendo-nos ocupados e preocupados com a aparência diante do mundo, afim de sermos aceitos” 

    Logo, "o mundo até gosta de Jesus! Mas, de um Jesus, que não corresponde com aquele que nos é apresentado no evangelho. Um Jesus que não corresponde com Aquele que se apresentou, mestre do céu e da terra... o mundo até aceita Jesus, desde que ele não interfira nas suas decisões....

   E lamenta ao refletir: "queridos irmãos, o mais triste não é que o mundo se comporte desse modo, o mais angustiante não é nem mesmo, que aqueles que professam outra fé cristã se posicione de um modo relativista com relação aquilo que quis Jesus. O mais angustiante, que deve gerar em nosso coração, até mesmo um pavor e uma agonia, é ver, católicos que cada vez mais estão cedendo a estes discursos em busca de uma aceitação. Por que não estão mais dispostos a sofrer as consequências do escândalo da Cruz. 

  O Senhor do Bonfim é exatamente o Cristo crucificado!Que significa loucura para o mundo e Força e Sabedoria para aqueles que creem!O crucificado não veio somente para salvar aqueles que estão dentro do templo, mas a TODOS. 

Deixemo-nos então ferir pela palavra e ser penetrado pela Eucaristia. 



5ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

"Estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei."(Mc, 1, 21-21) 


    Nesta quinta noite da novena em louvor ao excelso padroeiro, contamos com presença do convidado da noite Diácono Senivalto Costa, juntamente com nosso Pároco Pe. Jarbas Gonçalves, os vigários da paróquia do Senhor do Bonfim, Pe. Johnny Silva e Pe. Amaro, bem como, dos seminaristas da diocese.


    Após saudar os sacerdotes presente e os demais. O diácono inicia sua reflexão da noite,  e proclama: “Jesus não é apenas um mestre, mas ele é a palavra que cura, que liberta e salva a humanidade de seus pecados. Contudo, Jesus é a palavra encarnada, e por Ela gera todas as coisas. Jesus, é a plenitude da lei de Moisés, por isso, Ele não é somente um profeta! Mas, o próprio Deus, Senhor dos profetas, Senhor do Universo! Jesus Cristo, é a palavra habitada entre nós. E as obras portentosas de Jesus mostra que Ele é a palavra. E ao curar aquele homem nas sinagogas, Jesus mostra toda a sua autoridade. Seu poder, e o sentido da sua vinda sobre nós. Ele veio para trazer-nos o Reino de Deus e expulsar tudo aquilo que acaba com a vida."

   Diante das palavras do diácono, devemos refletir:  Quantas vezes andamos lado a lado com o pecado? E não damos espaço para as obras de Jesus Cristo Nosso Senhor. Qual o pecado que está me escravizando? e afastando de Cristo. Tenho deixado realmente, Nosso Senhor, reinar em minha vida? Na minha casa? Na minha família? No meu trabalho? Em meu ser? Tenho sido o filho de Deus ou estou sendo escravizado pelo pecado? Quantas vezes agradecemos ao Senhor por nossas vidas?  Afinal,  Jesus morreu na Cruz por mim! Por você! Por cada um de nós em particular. Tenho refletido o quanto Deus é amor, misericórdia e perdão em minha vida.

    E através do Diácono o Senhor nos questiona, Enquanto cristão, estou vivendo a minha fé segundo a vontade de Deus? Estou sendo luz na vida do meu próximo, estou levando a palavra de Deus? 


Lembremo-nos:

Só Jesus é o verdadeiro caminho! Jesus é a palavra. Jesus é a verdade. Tu és bendito e amoroso.