domingo, 17 de agosto de 2014

CELEBRAÇÃO DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA E VOCACIONADOS À VIDA CONSAGRADA RELIGIOSA

 
 
 
 
                Em 1950, o papa Pio XII proclamou o dogma da Assunção de Nossa Senhora ao céu. Um dogma é um marco referencial de nossa fé, do qual ela não pode retroceder e sem o qual ela não é completa. Proclamamos que Maria, no fim de sua vida, foi acolhida por Deus no céu “com corpo e alma”, ou seja, coroada, plena e definitivamente, com a glória que Deus preparou para os seus santos. Assim como ela foi a primeira a servir Cristo na fé, é a primeira a participar na plenitude de sua glória, a “perfeitissimamente redimida”. Maria foi acolhida completamente, de corpo e alma, no céu porque ela acolheu o céu nela, inseparavelmente.
               A presente festa é grande felicitação de Maria por parte dos fiéis, que nela veem, a um só tempo, a glória da Igreja e a prefiguração da própria glorificação. A festa tem uma dimensão de solidariedade dos fiéis com aquela que é a primeira a crer em Cristo e, por isso também, é a mãe de todos os fiéis. Daí a facilidade com que se aplica a Maria o texto do Apocalipse, na primeira leitura, originariamente uma descrição do povo de Deus, que deu à luz o Salvador e depois se refugiou no deserto. Na segunda leitura, a assunção de Maria ao céu é considerada como antecipação da ressurreição dos fiéis, que serão ressuscitados em Cristo. Observe-se, portanto, que a glória de Maria não a separa de nós, mas a torna unida a nós mais intimamente.
               Merece consideração, sobretudo, o texto do evangelho, o Magnificat, que hoje ganha nova atualidade, por traduzir a pedagogia divina: Deus recorre aos humildes para realizar suas grandes obras. Esse pensamento pode ser o fio condutor da celebração. Na homilia, convém que se repita e se faça entrar no ouvido e no coração esse pensamento ou uma frase do Magnificat que o exprima.
                                                                                                    
                                                                                                                    Vida Pastoral no. 297/2014
 
               E neste domingo, dia em que iniciamos a semana dedicada aos vocacionados á vida consagrada religiosos e consagrados seculares, tivemos a Santa Missa Celebrada por Dom Francisco Canindé Palhano e concelebrada pelo Pe. Jan Pierre. Registramos, também, a participação das religiosas Irmãs Sacramentinas. A Pascom de Bonfim deixa aqui o seu registro em comunhão com todos paroquianos e diocesanos em homenagem a todos religiosos católicos dessa grande nação da Igreja Uma e Santa. Parabéns a todos!
 
 
 
 
 


 
 
 
 
             
 
                                                       



                                                       



 
 
 
 
 
                                                                                        

INFORMATIVO DOMINICAL

  
 
17 DE AGOSTO DE 2014   - 20º DOMINGO DO TEMPO COMUM


MISSAS DOMINICAL
 

As 7h – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

As 7h30 – Missa na Comunidade de Missão do Sahy

As 9h – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

As 11h – Missa no Carmelo

Às 16h – Missa na Comunidade do Alto do Cigano

   Às 19h30– Missa na Comunidade do Alto da Maravilha

   Às 19h30min – Missa no Colégio das Irmãs Sacramentinas

                                             

·         Lembramos que todas as terças e quartas-feiras, às 19h30min, acontece no Centro Catequético, reunião preparatória para padrinhos do Sacramento do Batismo.

·         Estamos nos aproximando do mês de setembro, mês da Bíblia. Portanto, vamos nos organizando para a realização do círculo bíblico. Na próxima semana estaremos disponibilizando os livretos na Secretaria da Catedral.

·         Comunicamos que, em decorrência da realização do Retiro com os Padres de nossa Paróquia, não teremos missas nas comunidades. As Missas das 19h30min serão realizadas normalmente.