sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PASCOM DIVULGA REGULAMENTO PARA CONCURSO DE PRESÉPIOS 2013


                                                       

Concurso de Presépios 2013

                No Natal de 2013, a Paróquia do Senhor do Bonfim quer animar os paroquianos, dando destaque ao verdadeiro sentido do Natal, festejando o aniversariante e colhendo os frutos de alegria de paz que Jesus Cristo, o Deus Menino, pode trazer para a humanidade
                O presépio é a representação do nascimento de Jesus e foi montado pela primeira vez em 1223, por São Francisco de Assis.
              Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo celebrou na floresta de Greccio, para onde mandou transportar as imagens do Menino Jesus, de Maria e José, uma manjedoura, um boi e um burro, e utilizou essa dinâmica para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.
              O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos.

Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.

Também na Bahia a tradição é grande, como herança da nossa história cristã e católica.

REGULAMENTO

O Concurso Paroquiano de Presépios tem por objetivo premiar moradores da Paróquia do Senhor do Bonfim residentes na sede que montem presépios e os inscrevam no concurso segundo esse regulamento.

Categoria
 Residenciais – Para presépios montados em residências (melhor presépio natalino e mais original)


Modalidades

  1. Tradicional – Presépios montados com as figuras mais históricas, esteticamente mais européias.
  2. Regional – Presépios montados com elementos da cultura nordestina e baiana.

Obs. 1.  Para todas as categorias e modalidades é imprescindível a presença de Jesus Menino, Maria e José.

3.      Esclarecemos que não haverá premiações distintas pelas modalidades. Portanto, ficará a cargo da Comissão avaliadora analisar, de forma crítica, a criatividade e desempenho de cada concorrente.

Inscrições
As inscrições acontecerão no período de 2 a 17 de dezembro de 2013 na Secretaria da Catedral Diocesana, no horário de funcionamento comercial.

OBS.: O presépio deve ficar montado até o dia 06 de janeiro de 2013.

Julgamento

Jurados – O presidente da Comissão Julgadora será o Coordenador da Pascom juntamente com mais 03 (três) membros a serem determinados e/ou indicados.

Serão classificados 03 (três) presépios independentes das modalidades. Essa classificação ocorrerá a partir das fotos e visitação dos membros às residências onde será realizada a tabulação das notas. Para tanto, a Comissão confirmará através de seu cronograma de visitação, o dia e hora para as avaliações. Sendo assim, o participante do concurso deverá manter atento para que não haja falha de comunicação.

Obs: A premiação será divulgada a partir do dia 5 de dezembro de 2013.

Premiação e Entrega

A Premiação será entregue no dia 24 de Dezembro de 2013, no final da celebração da Santa Missa e contará com a entrega de prêmios e certificados para os outros classificados. A Comissão julgadora poderá outorgar, a seu critério, 1 (um) troféu honorífico a algum(a) morador(a), que monte presépios, inscrito ou não no concurso.

Obrigações Gerais

       A inscrição implicará no acatamento das condições estabelecidas no presente regulamento por parte dos participantes.
      Os titulares dos direitos, de qualquer natureza, das obras vencedoras autorizam, desde já, a PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM BAHIA a fazer publicação das reportagens, para fins de divulgação e promoção do “Projeto: O Natal dos 80 Anos de Criação e Instalação da Diocese de Bonfim”.

Os Casos omissos serão resolvidos pela Pastoral de Comunicação da Paróquia do Senhor do Bonfim. Informações (74) 9191-9737. E-mail: pascombonfim10@hotmail.com ou pascombonfim10@gmail.com

 

                                                Senhor do Bonfim, 2 de dezembro de 2013





                                                                           
                                                                         


Concurso de Presépios 2013

FICHA DE INSCRIÇÃO



   

PARTICIPANTE:

 

ENDEREÇO COMPLETO:

 

 

TELEFONE:

 

CPF. Nº

 

ASSINATURA:

 

DATA :       /       /2013

 

RESPOSÁVEL PELO RECEBIMENTO DE INSCRIÇÃO: _____________________________________