segunda-feira, 30 de maio de 2022

DOM HERNALDO FARIAS VISITA BASÍLICA DE SÃO PEDRO

 

                         

Na segunda-feira, 23 de maio, iniciou a visita ad Limina Apostolorum dos bispos do Regional NE3 da CNBB. Entre eles está Dom Hernaldo, Bispo Diocesano de Bonfim. O próprio bispo informa as atividades deste primeiro dia de visita: 

"Hoje começamos, oficialmente, a Visita ad limina Apostolorum. Logo cego celebramos na Basílica de S Pedro, quando nos colocamos em unidade com o seu Sucessor, o Papa Francisco. Sobre o túmulo de Pedro, supliquei a sua intercessão por todos os nossos presbíteros. Que, a exemplo de Pedro, sejam pastores e pescadores de mais e mais pessoas para o rebanho de Cristo, o Bom Pastor.


Logo depois, partimos para o primeiro Dicastério romano: Pontifício Conselho para a promoção da nova evangelização. O Prefeito, Dom Fisichella, introduziu o diálogo chamando-nos a atenção para tratarmos os leigos em sua dignidade de cristãos, constituídos membros da Igreja pelo Batismo. É preciso que os leigos assumam a Igreja e não sejam tratados como subalternos. Falou das novas formas de evangelização através das novas mídias e nos solicitou a repensarmos velhos esquemas de evangelização, numa verdadeira conversão pastoral. O diálogo foi muito fecundo com o Dicastério.

Seguimos para mais dois dicastérios romanos. Primeiro para os leigos, a família e a vida. Fomos desafiados a olharmos com carinho de pastores as famílias, os jovens, idosos e as novas comunidades. Todos apresentam desafios que são exigentes e devem ter respostas concretas diante de um mundo em mudanças. O diálogo foi de muita profundidade e deixou-nos inquietos quanto aos desafios hodiernos.

No Dicastério para o serviço do desenvolvimento humano integral, criado em 2016, o Cardeal Prefeito nos provocou a falar sobre os desafios que nossas Igrejas particulares enfrentam. São muitos e devemos afrontá-los, sabendo que temos esse setor da Igreja que nos apoia. Partilhamos o problema do analfabetismo, da mineração e da corrupção política presentes em nossas realidades e o Cardeal nos garantiu sua proximidade."


Continuemos a rezar pelos múltiplos frutos desta visita para a Diocese de Bonfim e toda a Igreja.