sábado, 9 de janeiro de 2016

PRIMEIRA NOITE DO NOVENÁRIO: "DAI DE COMER A QUEM TEM FOME E BEBER A QUEM TEM SEDE."



glória a ti neste dia de glória / glória a ti redentor que há cem anos
nossos pais conduziste à vitória / pelos mares e campos baianos

desta sagrada colina / mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina / da justiça e da concórdia

glória a ti nessa altura sagrada / és o eterno farol, és o guia
és, senhor, sentinela avançada / és a guardo imortal da bahia.

desta sagrada colina / mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina / da justiça e da concórdia

aos teus pés que nos deste o direito / aos teus pés que nos deste a verdade
trata e exulta num férvido preito / a alma em festa da nossa cidade

desta sagrada colina ; mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina da justiça e da concórdia




            Neste primeiro dia do novenário, às 6h, aconteceu a Caminhada Penitencial, saindo da Capela Santa Luzia (Olaria), em direção à Catedral Diocesana culminando na Santa Missa, às 7h,  que teve como intenção principal  os que passam fome.








 
            Este dia do novenário teve como tema Dar de comer a quem tem fome e de beber quem tem sede (Cf. Mt. 25, 31-46)” e contamos com os celebrantes: Dom Francisco Canindé Palhano, Pe. Darlan dos Santos e Pe. Ailton Maciel Correia –Diocese de Nazaré da Mata – PE.
          Em sua homilia, Pe. Ailton Maciel argumentou que “só através de Jesus chegamos ao Pai. Só Nele e com Ele temos acesso ao Pai. Jesus através de seus gestos e ações foi ao encontro de tantos homens e mulheres de seu tempo e tantos outros  dando a eles a dignidade. Jesus é o mesmo de ontem, hoje e sempre.
          Em Cristo, misericórdia divina, Deus recapitula toda filiação e chama o homem a sua vocação à santidade por caminho de conversão diária.
         Ao ver a  multidão Jesus sentiu grande compaixão pelas pessoas que estavam aflitas e desamparadas como ovelhas que não tem pastor. Pediu que o povo sentasse na relva e deu-lhes de comer como diz nas escrituras. Mandou, então, a multidão sentar na relva e tomou 5 pães e, levando os olhos para os céus abençoou-os , partiu-os em seguida e deus a seus discípulos que distribuíram com o povo; todos comeram e ficaram fartos. A preocupação de Cristo era sanar as necessidades primárias do homem: comer e beber.


                                                              RITOS FINAIS

   Finalizando a noite do novenário, a madrinha do Altar: Renilda Nunes homenageia Pe. Ailton Maciel



ESPAÇO CULTURAL









GALERIA DE FOTOS / ABERTURA DO NOVENÁRIO








                                               



         PASCOM DE BONFIM


             

     SENHOR DO BONFIM                                                                                    ROGAI POR NÓS!


                                        
            

       



SOLENIDADE DE ABERTURA DO NOVENÁRIO DO EXCELSO PADROEIRO




            Movidos pelas expectativas e contagiados pela alegria, os devotos do Senhor do Bonfim, lotando a Igreja Catedral, iniciam a abertura do novenário da grande festa de seu padroeiro.
               Conforme programação, às 18h30, mesmo com tempo chuvoso, a família de Eneias e Alix ao som da fanfarra, exibia o estandarte que, posteriormente seria hasteado por Dom Francisco em frente a Catedral saudando e convidando a toda comunidade para que pudessem mergulhar na sua eterna misericórdia.




          Nesta solene de abertura, além de Dom Francisco Canindé, contamos com a participação dos seguintes presbíteros: Pe. Nelson Nicolau – Vigário Geral da Diocese de Bonfim, Pe. Darlan dos Santos – Administrador da Paróquia, Pe. Robson Farias. Registramos, ainda, a participação do Diácono Clayton Alves e seminaristas.


       Após o hasteamento do estandarte realizou-se o cortejo processional seguidos pela entronização das imagens de Nossa Senhora de Fátima e do Senhor do Bonfim que atravessou  a Porta Santa com o lado transpassado jorrando sua misericórdia.




      A proclamação do Santo Evangelho foi realizada pelo Diácono Clayton e a homilia por Dom Francisco Canindé onde iniciou saudando o clero e demais paroquianos e devotos. Comentou sobre a alegria de estarmos vivenciando esse momento em que é jorrado a água e o sangue nesse sertão sofrido.






     Registou que este ano extraordinário da misericórdia nos faz reconhecer que Jesus de Nazaré é o Pai Rico em Misericórdia e que o Deus que Jesus nos apresenta é um Deus de amor, um Deus que nos ama porque nos torna bons. “Sede misericordioso como o Pai.”

    Finalizando, acrescentou: “ Somos convidados a acompanhar com misericórdia os mais fracos, os mais pobres e mais sofredores. Somos convidados a rezar pela nossa cidade, pelos nossos familiares e território diocesano.” 


                                                   BENÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO








                                                               MOMENTOS FINAIS

Neide Rios, madrinha   do Altar homenageia Dom Francisco

                                                                  ESPAÇO CULTURAL