quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

30/01/2017 MISSA E FORMAÇÃO SOBRE A OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS - OVS

É de grande urgência, sobretudo hoje, que se difunda e se radique a convicção de que todos os membros da Igreja, sem exceção, tenham a graça e o encargo de cuidar das vocações”, anunciou São João Paulo II em março de 1992.


E foi neste intuito que Dom Francisco Canindé Palhano convidou os grupos, movimentos, pastorais, todas as expressões apostólicas a para uma Santa Missa no último dia 30 de janeiro, onde também foi uma oportunidade de aprofundamento e escuta sobre o “irrevogável dom e chamado de Deus” (Rm11,29).

Nesta ocasião privilegiada os Paroquianos participaram da Celebração presidida pelo Revmo. Padre Sérgio Santana da diocese de Nazaré da Mata/PE a qual é referencia no trabalho em apoio as Vocações e concelebrada por Pe. Robson da Paróquia de São Gonçalo do Amarante – Caém/BA que atualmente é o Coordenador do Propedêutico. Pe. Sérgio veio esclarecer a todos sobre a Obra das Vocações Sacerdotais - OVS, sua importância para a igreja e para os vocacionados.




Em sua fala Pe. Sérgio nos disse que o trabalho da OVS é orar constantemente pelos vocacionados e apoiar a manutenção dos seminaristas.

A Paróquia que tem um Padre alimentado na sua vida espiritual tem ao seu dispor confissão, batismo, Eucaristia, aconselhamentos, apoio nos momentos que mais precisam, etc. A Diocese de Bonfim tem uma grandiosidade territorial e a Paróquia do Senhor do Bonfim deve ser a mãe da Diocese, em que cada grupo, movimento, pastoral deve ter algum membro que alimente a OVS e assim consiga levar a cada canto necessitado a presença de um sacerdote.

Apresentou-nos seis vocacionados e lembrou ainda dos dezoito jovens que estão em outros estágios como Albeci que está fazendo Estágio Pastoral em Mirangaba, Cenivaldo que está fazendo Estágio Acadêmico e o Diácono Luan Saldanha que em breve deverá receber o segundo grau da ordem. Enfatizou a importância de sustentar e fortalecer essas vocações através do apoio concreto e da oração.



Ainda nos convidou a refletir que Deus chama, Deus providencia e nessa Paróquia Deus tem sido providencial com tantos jovens atendendo ao seu chamado e a OVS é a via de regra que Deus tem colocado para trazer pastores para nós.

Pe. Sérgio convidou diante da Mesa da Eucaristia os Paroquianos representados através de Pastorais, grupos, movimentos a assumir a função de Zelador da OVS e assim ser referência nessa empreitada. Naquele momento também foi apresentado a equipe responsável por atuar na OVS de maneira Diocesana (Neide Rios, Adonias Urbano, Cleuza Damasceno e Ageu Damasceno e agregado mais membros que se dispuseram a atuar aqui na nossa Paróquia.

Diante disso, queremos convidar  todos a rezarem por nossos Seminaristas e vocacionados e entender a importância de colaborar de forma concreta com essas vocações, pois a oferta que esses jovens darão para as comunidades que os receberem ao ingressarem no serviço presbiteral será muito maior e podemos lembrar-nos disso citando Pe. Antônio Maria em seu tributo aos Padres que diz:

 “Padre que bom que você apareceu trazendo em seu canto mensagens que nos levam a Deus, Padre o amor de Cristo em nós você fez reviver”

E reforçado pela canção de padre Zezinho intitulada de O Padre que diz:

“ A comunidade onde vive um Padre o povo vive mias feliz”.


ATENÇÃO:

·        *  Significado de Propedêutico: Introdutório, Preliminar;

·         * A Igreja Católica Apostólica Romana criou os seminários propedêuticos, com a missão de introduzir o candidato ao sacerdócio para os seguintes cursos: Filosofia e Teologia.





PARABÉNS DOM FRANCISCO CANINDÉ! FELIZ ANIVERSÁRIO!







Hoje nossa Diocese está em festa, pois o nosso Pastor está completando mais um aniversário natalício.  Roguemos a Deus para que sempre o abençoe e proteja, lhe de muita força e sabedoria para nos conduzir ao Reino de Deus. Dom Francisco Canindé Palhano, hoje nossas orações são de agradecimento a Deus, por fazer parte de nossa Diocese, e que possamos ainda celebrarmos muitos aniversários!!
              
                   EQUIPE DA PASTORAL DE COMUNICAÇÃO