terça-feira, 11 de julho de 2023

DOM HERNALDO FARIAS MINISTRA CURSO DE LITURGIA DAS HORAS

 


             

          A essência da Liturgia das Horas é a santificação das horas do dia do cristão, através das várias horas canônicas.

     Após a reforma promovida pelo Concílio Vaticano II existem cinco ou sete horas canônicas. São ela: Ofício das leituras, para ser recitado de madrugada, contudo, reconhecendo as necessidades de adaptação do homem moderno, a igreja diz que pode ser recitado ao longo do dia, desde que se mantenha o caráter da vigília,

       O Concílio Vaticano II incentivou a que, cada vez mais, se recite a Liturgia das Horas com a comunidade dos fiéis, para que esse tesouro da Igreja não fique reservado somente aos padres, mas que seja distribuído também aos fieis, para que possam santificar o dia por meio da oração. 

      Sendo assim, com essa extensão difundida pelo Vaticano II que proporciona a todos viverem essa essência de espiritualidade,  fica o convite aos paroquianos para participarem dos encontros de Oração das Horas que acontecem todas as quartas-feiras, às 18h30, na Igreja Catedral. 

      Neste sentido, aconteceu no domingo próximo passado ( 09/07) , no Centro Pastoral Diocesano Nossa Senhora de Lourdes o curso preparatório ministrado por Dom Hernaldo Farias, Pastor da Diocese de Bonfim e  Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o objetivo de difundir e incentivar a prática da Liturgia das Horas em nossa Diocese. Quanta riqueza e valiosa contribuição! A nossa eterna gratidão a Dom Hernaldo! 


        O citado curso contou com a participação de 28 (vinte e oito) fieis  inscritos que ajudarão no processo implantação da Liturgia das Horas. 



Deus é Rei! Exulte a terra de alegria!


PARÓQUIA DIVULGA HORÁRIOS DE CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS - 2ª SEMANA DE JULHO



           Camilo de Léllis nasceu em 25 de maio de 1550, no vilarejo de Bucchianico, região de Chieti, ao sul da Itália. Seu nascimento lembrou o de São João Batista, pois seus pais já tinham passado da idade de ter filhos. Sua mãe, Camila Compelli, com efeito, tinha quase sessenta anos. Seu pai, João de Lellis, era militar e passava pouco tempo em casa. O parto foi difícil, mas Camilo nasceu saudável e foi a grande alegria de seus pais.

         São Camilo foi o superior da Ordem durante 20 anos. Ele ensinou os seus irmãos a cuidarem dos enfermos como eles precisavam ser tratados. Mesmo com as dores do seu tumor no pé, São Camilo trabalhou duro até suas forças se esgotarem e ele falecer com seus 64 anos de idade no dia 14 de julho de 1614 em Roma.


11/07 – TERÇA-FEIRA

17h.  Comunidade  Cruzeiro

19h.  Comunidade Buriá

19h. Igreja  Catedral

12/07 - QUARTA-FEIRA

15h.  Comunidade Barrocas

16h30.  Comunidade Curandeira

19h.  Igreja Catedral

13/07 - QUINTA-FEIRA

7h.  Igreja Catedral

Confissões/ manhã e tarde

19h. Igreja Catedral

14/07 – SEXTA-FEIRA

7h.  Igreja Catedral (Festa de São Camilo. Patrono da Pastoral da Saúde. Com Unção dos enfermos)

18h. Comunidade  Caatinguinha

19h.  Comunidade Itapicurú.

15/07 -  SÁBADO

7h. Carmelo

9h Batizados

17h.  Comunidade do Derba

19h. Igreja Catedral

16/07 - DOMINGO

7h.  igreja Catedral

9h. Igreja Catedral

16h.  Comunidade Tijuaçu

19h.  Igreja Catedral