terça-feira, 4 de julho de 2023

PE. LUIGI TONETTO CELEBRA 58 ANOS DE SACERDÓCIO

 


 


É com muita alegria e gratidão que hoje brindamos e unidos rezamos pelos 58 anos de aniversário do sacerdócio de Pe. Luiz como chamamos habitualmente. Ao Senhor ,  agradecemos pelo seu trabalho, pelo seu desempenho no sacerdócio. Tantas obras e benefícios por onde passou em benefício dos mais necessitados e oprimidos. Tantas lutas lutas em defesa do agricultor. Que Deus te abençoe sempre.



São 58 anos de missão e compromisso desse missionário que deixou seu país de origem, a Itália, para servir aos mais necessitados no sertão da Bahia. Chegou à Diocese de Bonfim no dia 27 de setembro de 1966, com 26 anos de idade, juntamente com dois outros padres: Carlos Gabanelli, que seria pároco em Queimadas e Sandro Vespasiani, que assumiria a paróquia de Itiúba. O convite do bispo diocesano da época, Dom Antônio Mendonça Monteiro traria à Diocese de Bonfim um padre aguerrido, de fé imensa, identificado com o espírito missionário da época e que fazia das proféticas palavras do livro do Êxodo o lema de sua ação pastoral: “EU VI A MISÉRIA DE MEU POVO”.

Exerceu o sacerdócio em Jaguarari, por 13 anos. Em seguida, voltou para Senhor do Bonfim, onde permaneceu por nove anos. Foi transferido para a fundação da Paróquia de Santo Antônio, em Igara, passando 10 anos. Foi o primeiro pároco de Caém, onde permaneceu por 15 anos, e atualmente está em Nordestina.

Durante esses 58 anos de serviço à Diocese de Bonfim, Padre Luís Tonetto tem se destacado pelas celebrações de missas, casamentos, batismos, catequese, reforma e construção de igrejas, centros comunitários para catequese e reuniões pastorais, casas de farinha, cisternas, implantação de cursos bíblicos/teológicos, pastorais, escolas e diversas obras sociais nas comunidades. Contribuiu imensamente com a formação e com as lutas pela terra, pela água, pela educação para os mais pobres, sobretudo para o campo conforme afirmou Valdira Bonfim Manera, amiga que conviveu com o sacerdote, na época de sua chegada à Diocese. “Pe. Luís trazia a zona rural para a escola. Naquela época, a educação não era direito para todo mundo, não tinha transporte… muitos jovens foram beneficiários deste serviço.

Parabéns Padre Luís, que o Deus da Vida continue derramando bênçãos de Saúde e paz para que tenhas muitos anos de vida e continuidade da missão junto ao povo de Deus! Te abraçamos, mesmo de longe!