segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

DOM HERNALDO FARIAS CELEBRA 1º DIA DA NOVENA

 


"Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: ‘Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo’. Ao saber disto, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da lei, perguntava-lhes onde o messias deveria nascer. Eles responderam: ‘Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: e tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo’. Então Herodes chamou em segredos os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. Depois os enviou a Belém, dizendo: ‘Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E,
quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo’. Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no oriente, ia diante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho". (Mt 02, 01-12)




    Neste dia 08 de janeiro, data em que celebramos a Epifania do Senhor, registramos neste 1º dia da Novena em honra e glória a nosso Senhor do Bonfim  a presença de Dom Hernaldo Farias, Bispo da Diocese de Bonfim e os padres concelebrantes: Pe. Airton Siqueira, Pe. Luiz Tonetto e Pe. Amaro.
     Anterior a sua homilia, Dom Hernaldo realizou a Proclamação Litúrgica do ano de 2023. A glória do Senhor manifestou-se e sempre há de se manifestar no meio de nós até sua vida nos fins dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo. recordamos e vivemos os mistérios da salvação. 
      O centro do tempo litúrgico é o tríduo do Senhor crucificado, sepultado e ressuscitado que culminará no Domingo da Páscoa, este ano 9 de abril. Em cada domingo, a páscoa semanal, a santa Igreja torna presente este acontecimento no qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte. Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do ano litúrgico. As cinzas, início da Quaresma a 22 de fevereiro, a  Ascensão do Senhor a 21 de maio, Pentecostes a 28 de maio, o 1º Domingo do Advento a 3 de dezembro. também nas festas de Santa Mãe de deus, dos apóstolos, dos Santos e comemoração  dos fiéis defuntos, a igreja peregrina sobre a Terra  proclama a Páscoa do Senhor a Cristo que era, que é e que há de vir. Senhor do tempo e da história, louvor e glória por todos os séculos  e séculos.


                                                        ATRAÇÃO DA NOITE







                                                  HORÁRIO DE CONFISSÕES