sexta-feira, 9 de abril de 2021

VIVENCIANDO AS OITAVAS DA PÁSCOA - CELEBRAÇÃO DA MISERICÓRDIA DIVINA

 


É importante não perder o caráter unitário dessas sete semanas. A primeira semana é a “Oitava da Páscoa”. Ela termina com o domingo da oitava, chamado “in albis”, porque, neste dia, os recém-batizados tiravam as vestes brancas recebidas no dia do batismo. Esse é o Tempo Litúrgico mais forte de todo o ano. É a Páscoa (passagem) de Cristo da morte à vida, a sua existência definitiva e gloriosa. É a Páscoa também da Igreja, seu Corpo. No dia de Pentecostes, a Igreja é introduzida na “vida nova” do Reino de Deus. Daí para frente, o Espírito Santo guiará e assistirá a Igreja em sua missão de salvar o mundo, até que o Senhor volte no Último Dia, a Parusia.

Nestes cinquenta dias de Tempo Pascal, e de modo especial na Oitava da Páscoa, o Círio Pascal é aceso em todas as celebrações, até o domingo de Pentecostes. Ele simboliza o Cristo ressuscitado no meio da Igreja.  Ele deve nos lembrar que todo medo deve ser banido, porque o Senhor ressuscitado caminha conosco, mesmo no vale da morte (Sl 22). É tempo de renovar a confiança no Senhor, colocar em Suas mãos a nossa vida e o nosso destino, como diz o salmista: “Confia os teus cuidados ao Senhor e Ele certamente agirá” (Salmo 35,6).

E, neste segundo Domingo da Páscoa, celebraremos a Misericórdia Divina, acolhamos o dom do Espírito Santo e da paz e demos graças ao Senhor porque sua misericórdia é eterna. O Ressuscitado está presente na assembleia que se dispõe a viver com um só coração e uma só alma. Deixemo-nos animar por Ele, a fim de superarmos o medo e lhe darmos nossa resposta de fé e amor.

 Participemos, neste Domingo da Misericórdia Divina, de nossas celebrações obedecendo as orientações dos órgãos de Saúde:

 

Domingo - 11/04

 

HORÁRIO

LOCAL

 

7h

 

- Igreja Catedral

  

10h


- Comunidade Brisas do Monte

 

 

16h

 

- Comunidade Alto Cigano (Capela Nossa Senhora             Aparecida)

- Capela Santíssimo Redentor


 

 

18h


- Comunidade Alto Maravilha (Capela Nossa Senhora de Fátima)

- Igreja Catedral