sábado, 7 de janeiro de 2012

FELIZ ANO NOVO PASCOM DIOCESANA

Comunidade do bairro da Pêra recebeu a imagem do Senhor do Bonfim


A comunidade católica do Bairro da Pêra, recebeu a imagem do Senhor do Bonfim Nesta sexta-feira, dia 06 de Janeiro de 2012, O cortejo saiu do complexo policial para o DETRAN em seguida para a Capela de Nossa Senhora das Graças no Bairro da Pêra,a chegada aconteceu às 09h30min, onde permaneceu durante o dia todo, quando recebeu a  visitação dos fieis.

Por: Cleber Vieira

FESTA DA EPIFANIA DO SENHOR




Significado:

A festa da Epifania - também denominada pelos gregos de Teofania, ou seja manifestação de Deus - era celebrada no Oriente já antes do século IV. É uma das mais antigas comemorações cristãs, tal como a Ressurreição de Nosso Senhor.

Não podemos esquecer que a Encarnação do Verbo se tornou efetiva logo após a Anunciação do Anjo; entretanto, apenas Maria, Isabel, José e, provavelmente, Zacarias tiveram conhecimento do grande mistério operado pelo Espírito Santo. O restante da humanidade não se deu conta do que se passou no período de gestação do Filho de Deus humanado.

Por fim, nasce o Redentor, como um simples bebê. Quem, estivesse, porém, tomado por um dom do Espírito Santo, discerniria naquela adorável criança os resplendores dos raios de sua fulgurante divindade. Não se tratava de um ente puramente humano; àquela natureza se unia a própria Divindade : Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Ali estava o Homem-Deus.




Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-01-2012, Gaudium Press) No dia da comemoração da Epifania do Senhor, o Santo Padre rezou a oração mariana do Angelus e mostrou aos fiéis o significado verdadeiro desta festividade litúrgica.

"É uma festa muito antiga, que tem suas origens no Oriente cristão; ressalta o mistério da manifestação de Jesus Cristo a todos os povos, representados nos Magos que foram adorar o Rei dos Judeus, recém-nascido, em Belém".
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
Papa explicou que "todo o período do Natal e da Epifania é marcado pelo tema da luz"

A luz que se acendeu na noite de Natal é uma "nova luz" que na Epifania começa a resplandecer no mundo, tal como sugere a imagem da estrela, um sinal celeste que não só atraiu a atenção dos Magos mas, os guiou rumo à Judeia, em seu caminho Belém.

O Papa explicou que "todo o período do Natal e da Epifania é marcado pelo tema da luz, e ligado também ao fato que, no hemisfério Norte, depois do solstício do inverno, os dias começam a ficar mais longos".

Mas além de sua posição geográfica, para todos os povos vale a palavra de Cristo: "Jesus é o sol que surgiu no horizonte da humanidade para iluminar a existência de cada um de nós e guiar-nos rumo à terra da liberdade e da paz, onde viveremos sempre em plena comunhão com Deus e entre nós. E o anúncio do mistério da Salvação foi confiado por Cristo à sua Igreja".

O Sumo Pontífice mostrou que o mundo, apesar de seus recursos, não é capaz de dar à humanidade uma luz que oriente seu caminho. A civilização ocidental parece ter perdido o sentido de orientação, parece navegar à deriva, sem rumo. A Igreja, ao contrário, graças à Palavra de Deus, enxerga através das nuvens. Não possui soluções técnicas, mas fixa seu olhar para a meta, oferecendo a luz do Evangelho a todos os homens de boa vontade, de toda nação e cultura.

Saudações finais
Em suas saudações finais, o Papa cumprimentou os fiéis das Igrejas Orientais que, segundo o calendário Juliano, celebram neste domingo, 7, o Santo Natal.

Bento XVI recordou também que na festa da Epifania é comemorado o também o Dia Missionário das Crianças, promovido pela Pontifícia Obra da Santa Infância.

Reunidas em grupo, crianças de todo o mundo são formadas para uma sensibilidade missionária e ajudam em projetos de solidariedade para seus coetâneos. O Papa agradeceu todos estes meninos, meninas e jovens, convidando-os a estarem sempre prontos a ‘dar a mão' a quem precisa.