terça-feira, 29 de novembro de 2016

SANTA MISSA DE ENCRRAMENTO DO JUBILEU DA MISERICÓRDIA






       Neste domingo (27/11), na Diocese de Bonfim, após a concentração realizada no Centro Diocesano de Pastoral Nossa Senhora de Lourdes com momentos de reflexão conduzido pelo Pe. Darlan dos Santos e Pe. Jarbas, Confissões com diversos presbíteros da Diocese, Recitação do Terço da Misericórdia, vimos o caminhar de um povo peregrino das diversas paróquias que, com sua fé contrita nos corações conduzia os andores das imagens que retratavam e lembravam seus padroeiros.






    



      Após a procissão, iniciava-se Solenidade da Santa Missa com a  entronização da Imagem do Titular Padroeiro da Paróquia – o Excelso Senhor do Bonfim. Sendo assim, Dom Francisco Canindé Palhano acolhia os fiéis e, em sua homilia conforme a liturgia constituída das leituras do Livro do Profeta Isaías (2,1-5), Salmo 121, Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (13, 11-14) e o Evangelho de Mateus (24, 37-44) anunciava o início de um Novo Ano Litúrgico com a I Semana do Advento e o Encerramento do Jubileu da Misericórdia. Saudou todos os sacerdotes presentes, as irmãs religiosas consagradas a Deus pela entrega e doação, autoridades civis e militares presentes ou representadas, o Pré-Diácono Luan Saldanha a ser ordenado no próximo 8/12, vocacionados e vocacionadas, coroinhas que em número de 64 lotaram o altar do Senhor para a sua glória em busca da intimidade com Ele; Irmãos e irmãs que vieram das mais longínquos rincões e paróquias, os que vivem na sede da Igreja Diocesana e ouvintes da emissora Rádio Caraíba bem como, ouvintes das redes sociais; enfim, a todos nós, graça, misericórdia e paz . Enfim, comentou: “que alegria quando me disseram vamos à Casa do Senhor e, a casa do Senhor, é esta. É a Igreja Catedral, esta Igreja Mãe onde está a Cátedra do Bispo Diocesano. É a casa onde habita o nosso Senhor. O Nosso Senhor do Bonfim, aquele que do alto da sua Cruz nos ama, nos acolhe e nos perdoa. E é a maior expressão de misericórdia do Pai do Céu. Quis o Papa Francisco, gloriosamente reinante, proclamar para toda a Igreja um Jubileu Extraordinário. Um Ano Santo com uma característica muito especial. Um Ano Santo da Misericórdia. E, sendo o ano Santo da Misericórdia, quis o Papa Francisco relembrar a abertura do Concílio Vaticano II, na Solenidade da Imaculada Conceição, dizendo-nos com isso que, mesmo perante com a gravidade do pecado do homem, quis Deus nos surpreender respondendo-nos com a plenitude do perdão que consola; o perdão que unge e que perdoa com o óleo samaritano que cuida das feridas, as mais diversas, as chagas mais profunda que nos dá a alegria da esperança. Fizemos todo esse caminho atravessando a porta da misericórdia da Igreja Mãe sempre acompanhados pela força de nosso tão Excelso Senhor do Bonfim. Que nos ensina a usar da misericórdia apresentando-a para nós como a força que tudo vence neste Ano jubiloso da Misericórdia...”







       Finalizando a homilia, Dom Francisco Canindé, lembrou dos 10 anos de aniversário de posse na Diocese de Bonfim. Agradeceu a todos pelo apoio, colaboração e compreensão do papel das Pastorais. Desejou que Deus abençoe a todos e, que 2017, seja um ano de prece onde celebramos o ano da Imaculada Conceição. Que seja um ano de aprendizado com Maria Mãe de Deus!

      Concluída a Celebração da Santa Missa, Dom Francisco Canindé dirigiu-se à Santa da Misericórdia onde realizou o fechamento da Porta Santa da Misericórdia.