segunda-feira, 3 de agosto de 2015

NOTÍCIAS DA PARÓQUIA DE FILADELFIA




Paróquia de Filadélfia acolhe 36ª Missão da Terra
Sob o tema “Igreja e sociedade em missão a serviço da vida no sertão” e o lema: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos se reunião em Filadélfia no dia 30 de agosto para a 36ª Missão da Terra.
A Missão da Terra, na Diocese de Bonfim, é considerada uma verdadeira tradição. Um momento de crescimento e profetismo. Em todas as caminhadas já realizadas, a fé cristã sempre impulsionou, o entusiasmo não diminuiu e a vontade de ajudar os camponeses e camponesas na defesa e conquista da terra, da água e dos seus direitos. Graças a Deus, prossegue sincera e sempre forte.
É um ato religioso que, a partir da fé e da religiosidade, questiona as contradições da sociedade e aponta, profeticamente, onde se desrespeita a vida que é obra de Deus.
É uma celebração que traz presente a expressão de fé dos cristãos afetiva e efetivamente comprometidos e comprometidas com a transformação da sociedade; lutando pela terra, pela água, defesa dos territórios e por uma comida sem veneno. Ela procura unir a dor, as lutas e as esperanças do povo da terra, na força cristã e a experiência de peregrinação do povo da Bíblia, presentes na tradição popular brasileira. Também é um momento de agradecer ao senhor da vida a alegria de ter conseguido, com muita luta, um lote de terra para plantar e de água para plantar. É um ambiente coletivo que junta o campo e a cidade com o objetivo de refletir a partir da Palavra de Deus.
Pela primeira vez, esse ato de fé e de resistência que se encontra na 36ª edição acontecerá na cidade na paróquia de São Sebastião de Filadélfia, iniciando às 8h na praça da comunidade do Jacaré, com acolhida dos romeiros e romeiras e abertura da Missão da Terra; às 9h, os romeiros (as), iniciam uma caminhada com cantos, orações, gritos de ordens, até o centro da cidade. No percurso terá três paradas estratégicas para analisar criticamente as conseqüências do êxodo rural, do acesso á terra, da água e do meio ambiente.
À tarde terão as apresentações culturais e fala de entidades e às 15h30min começa a missa de ação de graças presidida por Dom Francisco Canindé Palhano e concelebrada pelos padres presentes.    
Cerca de 7 mil pessoas participaram da atividade, dentre eles: trabalhadores(as) rurais, religiosos(as), representantes de movimentos sociais, leigos  e entidades. 
A atividades é realizada pela Comissão Pastoral da Terra em parceria com as pastorais e grupos das paróquias de São Sebastião de Filadélfia, Sagrado Coração de Antonio Gonçalves, Senhor Bom Jesus de Pindobaçu e Nossa Senhora de Fátima de Ponto Novo,
 “Salve, salve a caminhada. Salve, salve a romaria, em busca da nova aurora de um novo dia”.



PROGRAMAÇÃO: 

8h- Chegada e acolhida dos Romeiros(as) da Terra. Comunidade do Jacaré 
9h- Caminhada seguida até a Praça Luiz Eduardo Magalhães, seguida de três paradas
1ª Parada:Entrada do estádio: “Salvar a terra e a água é salvar a vida”.
2ª Parada: Igreja Matriz: “Nossas Conquistas: fonte de vida para todos “.
3ª Parada:  Av, ACM (Frente ao ponto final): “Terra: profecia, serviço e missão
12h – Almoço coletivo
13h às 15h30min: Espaço cultural: (músicas, poesias, exposição de material das entidades e confissões;
15h30min – Celebração da Santa Missa e envio dos romeiros(as) às suas casas.


Antonio Celio

CPT – Comissão Pastoral da Terra – Centro Norte – Diocese de Bonfim