terça-feira, 21 de junho de 2016

PARÓQUIA EM RITMOS DE AÇÃO E FORMAÇÃO



MOMENTO DE FORMAÇÃO

         Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade. 
                                                                                                                                       Hebreus 4:16
 
         Assim, o Senhor convocou-nos, através de seus Sacerdotes Darlan dos Santos e Clayton Alves, neste dia 19/6, para sermos seus ouvintes e semeadores  conforme seus sábios ensinamentos.
       

        Os Grupos, Movimentos, Pastorais e comunidades numa só prontidão e alegria estavam firmes e preparados para dizer “eis-me aqui Senhor”.
       Tudo pronto! Então, excepcionalmente, às 18h30, na Capela do Colégio Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, teve início a Santa Missa com tom de formação e informação. Em sua homilia, Pe. Clayton relembrava o início do marco histórico religioso do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia onde a Catedral Diocesana, ponto convergente sagrado, acolhia através da Porta Santa da Misericórdia, os fiéis de todas as partes da Diocese colocando em cheque o sentido das indulgências e da oração: pelos defuntos, pelo perdão, pelo povo de Deus, pelo Santo Papa e todos consagrados religiosos.  


      A Capela, naquele momento se transformou numa Jerusalém enchendo nossos corações de graças e elevando nossos olhares para o Cristo pedindo o cumprimento de sua promessa para que derramasse a purificação sobre nós conforme a leitura do Profeta Isaías (12, 10): “Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de graça e de oração...”
     E, logo após, o salmista já dizia em seu canto: “A minha alma tem sede de vós, como a terra sedenta, ó meu Deus (Sl 62/63)!” O Salmo confirmava e justificava a nossa presença naquele momento: Estávamos todos ali para dizer ao Senhor que confiamos na sua eterna misericórdia através da sua glória e poder.


    Encerrada a Santa Missa aconteceu a segunda parte da formação. Com sua entonação de evangelizador e educador, Pe. Clayton descrevia um dos passos que poderia nos conduzir à  vivência do verdadeiro sentido da vida. O sentido da vida espiritual, da doação e partilha; da oferta e da valorização dos bens materiais. Em suma, a importância do reconhecimento e o sentido de nos tornarmos missionários e colaboradores do reino de Deus através do Dízimo. 


           E aqui completo esse texto com a seguinte mensagem: “Dar o dízimo é reconhecer que tudo aquilo que nós temos vem do Senhor. Significa devolver uma pequena parte de tudo aquilo que Deus derrama nas nossas vidas. Quando temos um coração grato, certamente damos com alegria.
O dinheiro não é uma coisa má: é neutra, ou seja, com ele podemos fazer coisas boas ou más. Se nós amamos o dinheiro, certamente não amamos a Deus. Assim, quando somos capazes de entregar para Deus parte do nosso dinheiro, estamos confiando n'Ele e quebrando o poder do dinheiro nas nossas vidas."







    Após a formação tivemos o concurso da escolha da melhor frase referente ao Dízimo. A escolha foi realizada com a participação da assembleia que obteve o seguinte resultado:
                                            1º. LUGAR: PASTAROAL DO DÍZIMO


                                          
                     2º. LUGAR: FRATERNIDADE EUCARÍSTICA Pe. PIERRE VIGNE


                                           3º. LUGAR: PASTORAL HOSPITAR



“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” 
                                                                                                      2 Coríntios 9:7


                       MOMENTO DE CONFRATERNIZAÇÃO NA QUERMESSE 







Agradecemos a participação de todos os Grupos, Comunidades, Movimentos, Pastorais e Serviços pela brilhante participação. PARABÉNS A TODOS PELO BRILHANTÍSSIMO!