segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

SOLENIDADE DO SENHOR DO BONFIM


 
              Às 6h com Alvorada, o repique dos sinos acompanhado do som do Hino e de queima de fogos,  anunciava a chegada do grande dia de louvor ao Senhor do Bonfim. Os corações se enchiam de expectativas para o momento de emoção e alegria.
 
 
              Às 8h, conforme seguia a programação ocorreu a Celebração do Batismo. Logo a seguir, dirigida pelo Pe. Darlan dos Santos e Diácono Wellinton Barbosa, aconteceu a Recitação do Ofício Divino (Laudes).
 
 
 

 
 
 
 
             
 
 
 
 
 
 
 
 
 
            Ás 10h, aconteceu a Missa Solene, presidida pelo Pastor Diocesano, Dom Francisco Canindé Palhano e concelebrada pelos Sacerdotes da Diocese. Neste dia festivo tivemos como Madrinha do Altar as Sras. Dila marques da Silva e Cíntia Reijane Marques Bartilotti e a Madrinha do Andor a Sra. Deodete Lopes Maia. Imagens  desta celebração:
 

  





















                                               
DOM FRANCISCO CANINDÉ AO CENTRO ACOMPANHADO DE SACERDOTES DIOCESANOS
 
               Mais uma vez, os sinos voltaram a tocar às 12h, significando um sinal de anúncio à aproximação do nosso encontro com o Senhor do Bonfim.
               Às 16h, a Polícia Militar com sua Orquestra Filarmônica, através de sua representação juvenil, saudava nosso padroeiro.
 
 
               A seguir, à frente da Catedral deu-se início a Celebração Eucarística. O Comentarista seminarista Luan, anunciava: Caríssimos irmãos e irmãs, como assembleia convocada pelo Espírito Santo , reunimo-nos para celebrar a Solenidade de nosso Padroeiro, o Senhor do Bonfim, contemplando a Sua Cruz, onde brilha o esplendor da santidade. reconhecemos que  Ele "amou a sua Igreja e por ela se entregou" (Ef, 5,25)... Finalizando seu comentário dizia: "A Eucaristia, estreitamente unida à Cruz de Cristo, que agora celebramos, será a nossa força e nosso sustento no caminho de conversão que fazemos, rumo ao encontro definitivo com Deus".   
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
            Terminada a Celebração Eucarística anunciava-se o início do Cortejo da Procissão. Milhares de féis tomaram conta de algumas ruas centrais da cidade. Nunca se viu tantos fiéis, como nesta Procissão, em termos de comparação as festas anteriores. Para nós, pode significar que a cada ano estamos tendo uma grande evolução no crescimento de fiéis católicos. "Um mar vermelho" como comentavam os celebrantes. Grande parte da multidão trajava a camisa vermelha adquirida de, certa forma ,como lembrança da Festa. Como anunciava o comentarista no início da Celebração fomos convocados pelo Espírito Santo e, provavelmente, a cor vermelha no momento poderia nos traduzir o fogo do Espírito Santo descendo sobre nós e nos enchendo-nos de graças. O vermelho, ainda, pode nos simbolizar o sangue de Jesus Cristo derramado por nós, uma vez que nesta Celebração foi direcionada á Exaltação da Santa Cruz.























 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                Retornando o cortejo, foi realizada a benção do Santíssimo Sacramento, os agradecimentos ao colaboradores por Dom Francisco Canindé e pelo Pe. Darlan dos Santos, o sorteio de um relógio promovido pela equipe Amigos da Catedral coma participação da criança Rafaela Macedo. O sorteado foi "Duda", da Loja Complementos. E, por fim, o anúncio do nome da próxima família que assumirá o zelo e a responsabilidade do Estandarte do Padroeiro Senhor do Bonfim e da realização de orações durante este ano de 2015:   Maria Machado Pereira e Enéas Pereira. Parabéns!
 
 
 MOMENTO DA BENÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
 
 
 

IMAGEM É CONDUZIDA À CATEDRAL
 
 
MOMENTO DE AGRADECIMENTOS
 
 
SORTEIO DO RELÓGIO

AMIGOS DA CATEDRAL

MADINHA DO ANDOR, DOM FRANCISCO E EQUIPE DA DECORAÇÃO


EQUIPE DA DECORAÇÃO

AMIGOS DA CATEDRAL COM RELÓGIO PARA SORTEIO


            MOMENTO EM QUE A FAMÍLIA RECEBE O ESTANDARTE
 
 
 


Hino do Senhor do Bonfim    
    
Glória a ti neste dia de glória
Glória a ti, redentor, que há cem anos
Nossos pais conduziste à vitória
Pelos mares e campos baianos
Desta sagrada colina
Mansão da misericórdia
Dai-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia
Glória a ti nessa altura sagrada
És o eterno farol, és o guia
És, senhor, sentinela avançada
És a guarda imortal da Bahia
Desta sagrada colina
Mansão da misericórdia
Dai-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia
Aos teus pés que nos deste o direito
Aos teus pés que nos deste a verdade
Canta e exulta num férvido preito
A alma em festa da tua cidade
Desta sagrada colina
Mansão da misericórdia
Dai-nos a graça divina
Da justiça e da concórdia






SENHOR DO BONFIM ROGAI POR NÓS!
 
PASCOM DE BONFIM / PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM
 
Coordenador: José Lima