quarta-feira, 2 de outubro de 2013

I CONGRESSO EUCARÍSTICO PAROQUIAL





Dando continuidade aos Projetos Jubilares dos 80 anos de criação e instalação da Diocese de Bonfim e contagiados com o Ano da Fé, ocasião importante para fortalecer nossa amizade com o Senhor e firmar nosso compromisso com uma igreja que anuncia corajosamente o Evangelho, somos convidados a celebrar o I Congresso Eucarístico Paroquial.
Sua participação é um chamado a crescer na santidade com O Cristo Esucarístico.

                                                           PROGRAMAÇÃO:

Dia 3/10 - Tema: "Quantos pães tendes vós" (Mt 15, 34a)

              - Às 7h - Santa Missa seguida de exposição do Santíssimo Sacramento; Confissões.
              - De 8h às19h - Adoração ao Santíssimo Sacramento - Participação de Grupos, Movimentos. Pastorais e serviços
              -  19 h - Benção do Santíssimo Sacramento
              -  19h30min - Santa Missa

Dia 4/10 - Tema: "Eu sou o Pão da Vida" (Jo, 6. 48)

              - Às 7h - Santa Missa seguida de exposição do santíssimo Sacramento - Confissões
              - De 8h às 19h - Adoração ao Santíssimo Sacramento - Participação de grupos, Movimentos, Pastorais
               - 19h - Bênção do santíssimo Sacramento
               - 19h30min - Santa Missa

Dia 5/10 - Tema: "Este é meu Corpo que será entregue por vós" (1 Cor. 11, 24b)

              - Às 7h - Santa Missa seguida de exposição do Santíssimo Sacramento - Confissões
              - De 8h às 19h - Adoração ao Santíssimo Sacramento - Participação de grupos, Movimentos, Pastorais e serviços;
               - 19h30min - Santa Missa

 Dia 6/10 - Dia da Festa do 1º Congresso Eucarístico Paroquial

               - Às 6h - Repicar solene dos sinos da Catedral e de todas as Capelas da Paróquia;
               - Às 7h - Missa Solene presidida pelo Senhor Bispo Dom Francisco Canindé Palhano
               - Às 9h - Missa com as crianças, seguida de Adoração do Santíssimo Sacramento das 10h30min às 12h
               - Às 17h-  Missa Solene seguida de Procissão pelas ruas da cidade, abençoando as famílias e todo povo de Deus. Encerramento com a bênção solene do Santíssimo Sacramento na Catedral 

PE. JOÃO ELEUTÉRIO CELEBRA ÚLTIMA MISSA NA PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM



Nesta terça-feira (1/10/2013) a Catedral Diocesana de Bonfim ficou pequena para grande emoção vivida pelos fiéis, parentes, amigos, grupos, movimentos, pastorais e serviços que compareceram à Celebração da última Missa celebrada pelo Pe. João Eleutério enquanto Vigário da Paróquia do Senhor do Bonfim. A partir do deste dia Pe. João exercerá a função de Administrador da Paróquia de Saúde.






 Jovens do RCC e membros da Comunidade Shalom

 Muitos jovens, crianças se fizeram presentes no desejo de dar seu abraço carinhoso e retribuir o carinho recebido durante a permanência na Paróquia.Realmente foi marcado pela grande emoção e choro.
 Não importava se deveria ficar em pé ou sentados aos pés da Cruz.O importante era ficar pertinho do Pe. João e dizer o prazer de estar vivendo esse momento de emoção e de retribuição de carinho


No encerramento da Celebração realizou a seguinte pronunciamento:

"É difícil sorrir com vontade de chorar...É difícil dizer adeus com vontade de querer ficar...Muito obrogado Senhor!"

Caros paroquianos, Autoridades presentes. Caros visitante, povo de Deus,
Sou muito grato a Deus por me ter permitido conhecer de perto a vida, a cultura, a cultura.a história e a religiosidade deste povo de Senhor do Bonfim. Aqui cheguei "sem querer querendo" e pouco a pouco fomos construindo boas amizades e semeando, com a graça de Deus, a semente de Seu Reino. Procurei fortalecer os trabalhos pastorais e fomentar a ação missionária da Igreja. Isto foi possível graças a Deus. Aqui encontrei excelentes agentes de pastorais comprometidos com a Igreja que me ajudaram a fazer a diferença na ação missionária da mesma. A principal obra que procurei edificar foi a construção do Reino de Deus. Procurei dentro de meus limites, e com a parceria de todos, anunciar a palavra de Deus nas mais diversas ocasiões e recantos desta Paróquia e fomentar os fiéis para o verdadeiro encontro com Cristo na escuta da palavra de Deus e na vivência dos Sacramentos, sobretudo através do Sacramento da Eucaristia. A interpelação aos fiéis para se manterem firmes e perseverantes tem sido constate em minhas pregações. O bem espiritual do povo de Deus foi sempre a minha preocupação número um.
No entanto, também procurei não negligenciar em relação aos cuidados com o patrimônio físico da comunidade paroquial. Colaborando com Pe. Elton e com o Bispo, procuramos zelar, preservar e melhorar os bens pertencentes à nossa Paróquia. O que conseguimos fazer nestes quase 4 anos? Primeiro sou conscientes de que não fiz (fizemos) nada sozinho. na verdade, em cada comunidade contei com os colaboradores eficientes que me ajudaram a conduzir os trabalhos voluntariamente e com muito entusiasmo, mais muita coisa falta construir, Tijuaçu que o diga.
Aos agentes pastorais, serviços e movimentos, muito obrigado! obrigado pela disponibilidade, pelo espírito missionário e pela disposição de servir a Nosso Senhor Jesus Cristo, através de sua Igreja.
Aos dizimista e benfeitores, externo, também, a minha gratidão! Obrigado pela generosidade e pelo compromisso de fidelidade que mantiveram durante estes anos!Obrigado pela confiança que depositaram em minha pessoa. Perseverem e nunca deixem de colaborar com a Igreja, pois sem as suas colaborações fica difícil para qualquer padre dar continuidade aos trabalhos pastorais e administrativos.
Externo ainda minha gratidão e o meu afeto às irmãs Sacramentinas,  na pessoa da Irmã Letícia, as Irmãs do Carmelo  e as  Irmãs do Amor Divino, que por vias diferentes contribuem para o bem do povo de Deus nesta terra do Senhor do Bonfim.
Obrigado Rainha FM, Caraíba por me aproximar do povo pelas ondas do Rádio, obrigado DIREC nesses dias, ao Rotary pela homenagem nesses dias, a Câmara de Vereadores, CDL de Senhor do Bonfim, a Prefeitura Municipal de ontem e hoje, a Polícia, a todos meus amigos...
Uma pergunta pode estar no ar: Por que estou deixando Senhor do Bonfim? Por causa da missão que me obriga a estar sempre à disposição para as necessidades da Igreja. E sei também o quanto seria difícil ter que dizer até logo a mais uma comunidade que entrou na minha vida e em meu coração. Dizer até logo a uma comunidade que me acolheu com tanto afeto e que fez realizar-me plenamente em meu ministério.
Enfim! Conchuo dirigindo a toso um pedido: Acolham o novo Pároco que estar por vir. Ele é digno da missão que está recebendo e tenho certeza que ele vem com muita vontade para servir à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo nesta terra do Senhor do Bonfim. Seguramente ele vem para juntar-se aos agentes de partorais, serviços e movimentos para dar continuidade à missão evenageliadora.
Deus abençoe a todos! Que a Mãe Imaculada continue intercedendo por cada um de nós".
Esta foram às últimas palavras de encerramento! Muitas saudades!