quinta-feira, 17 de abril de 2014

FIÉIS PARTICIPAM DO OFÍCIO DAS TREVAS




A CADA PARTE REZADA NO OFÍCIO  TEREMOS UMA VELA APAGADA


                      
 
                    O Ofício das Trevas é um antiquíssimo Ofício Litúrgico e muito apreciado por toda a Igreja. Ele juntava lições e salmos em um belíssimo texto retirado do breviário e rezado junto com a comunidade. Durante os séculos houve muitas formas musicadas, inclusive não apenas na forma gregoriana, mas também na forma de música clássica. Chama-se das trevas porque ao longo do Ofício iam apagando-se as luzes da Igreja, que terminava em escuridão.

                     O Ofício das trevas mostra, de forma bastante clara, a figura do servo Sofredor e, junto dEle, nos colocamos rezando e meditando sobre os Sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz.

                   Nesta quarta-feira com a participação de  Dom Francisco Canindé, Pe. Chirleno (Arquidiocese de Natal), Diácono Darlan e seminarista Jhony, aconteceu na Capela do Colégio Sacramentinas o Ofício das Trevas. A organização ficou sob a responsabilidade da Comunidade Shalom.
 
 

                  



Pe. CHIRLENO DE  - ARQUIDIOCE DE NATAL

             Antes da benção final Dom Francisco Canindé enfatizou o significado da Celebração da Missa Crismal e Benção dos Santos Óleos com a renovação das promessas sacerdotais bem como a importância da partilha do pão em família – Instituição da Eucaristia.