domingo, 16 de abril de 2017

SANTA MISSA SOLENE DA INSTITUIÇÃO DA EUCARÍSTIA E LAVA-PÉS

Quando chegou o momento de Sua morte e partida para a eternidade, Jesus em Sua bondade infinita nos ofereceu o melhor presente: instituiu a Sagrada Eucaristia, Presença real dEle Mesmo com Seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Hóstia e no Vinho Consagrados.


Momento registrado por São Mateus: "Enquanto comiam (a Ultima Ceia), Jesus tomou um pão e, tendo abençoado, partiu e, distribuindo aos discípulos, disse: Tomai e comei, isto é o Meu Corpo . Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-lhes dizendo: dele Bebei todos, pois isto é o Meu Sangue, o Sangue da Aliança, (nova Aliança) que é derramado por muitos para remissão dos pecados". (Mt 26,26-28).

No dia 13/04/2017 ao entardecer nossa Paróquia celebrou a Santa Missa de instituição da Eucaristia e lava-pés, sendo ministrada na Catedral Diocesana por Dom Francisco Canindé Palhano, nosso bispo Diocesano e dando inicio ao Tríduo Pascal.
Nesta mesma celebração tivemos o rito do Lava-Pés, rito este que contém duplo significado, à luz do Evangelho de João:
– uma imitação do gesto realizado por Cristo ao lavar os pés dos Apóstolos no Cenáculo;
– a expressão do doar-se a si mesmo, exemplificada com aquele ato.

No momento em que se abaixou até os pés dos discípulos e os lavou, Jesus quis deixar claro que se fez servo e que nós também devemos ser servos uns dos outros: “Também vós deveis lavar os pés uns dos outros”, afirma Ele, claramente, em Jo 13,12-14.
Foi representando este momento tão “simples” e rico de humildade e amor que Dom Francisco lavou os pés de doze jovens estudantes do Educandário N. Sra. Do Santíssimo Sacramento – Sacramentinas.


MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA PASCOM.

SANTA MISSA DO CRISMA E BENÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS - RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS

Quinta-feira Santa, que nos insere no âmago do Mistério pascal de Cristo. E no dia 13/04/17 aconteceu em nossa Catedral Diocesana este prelúdio do Tríduo Pascal – que se iniciou propriamente com a Missa vespertina da Ceia do Senhor.

Na "Missa do Crisma" se abençoam o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, daí, ser também chamada "Missa dos santos óleos".


Ainda nesta celebração renovam-se as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso mesmo também chamada Missa da Unidade, "expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, constituindo um momento forte de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja" como afirma Dom José Luis Azcona Hermoso bispo da Prelazia do Marajó, no Pará.


Durante a celebração na Catedral Diocesana e durante a homilia Dom Francisco Canindé nosso bispo Diocesano falou para os sacerdote que ele é grato a Santa igreja pelo sim de cada um, pois eles foram aceitos a trazerem cristo a nós.
Segundo Dom Francisco, no altar lhe são reunidos 2 dons: o sacramento do corpo e sangue de cristo e o dom do sacerdócio.
O sacerdócio de cristo foi dado a tantos homens e a eficácia dele para que permaneça o amor necessário.

Nós sacerdote fomos escolhidos para sermos ministros e para levar a palavra. E assim levar a salvação, afirma o reverendíssimo.


Citou ainda uma das cartas de São Joao Paulo II aos sacerdotes, onde na mesma falava que todo sacerdote tem uma ligação à mãe de Deus. Com base nessa frase, Dom Francisco citou que nesse ano mariano é conveniente que a igreja recorde sobre o quanto Jesus confiou sua mãe a João, e ele expressou a verdade sobre o verbo que se fez carne e está no meio de nós.



Nesse momento falou um pouco dos óleos dos catecúmenos, dos enfermos e do santo crisma. Por eles todos ungidos, recebem o mesmo espírito e somos chamados de cristãos ungidos. A unção nos dar a vivência maior na caridade e nos faz cumprir a vontade do espírito santo.



MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA PASCOM