sábado, 1 de abril de 2023

VIA-SACRA: UM EXERCÍCIO PREPARATÓRIO PARA A SEMANA SANTA

 


E eu, Senhor? Ainda agora, passais por mim neste exercício da Via-Sacra. O que faço quando Vós passais por mim?


         Mantendo a tradição religiosa católica milenar,  nesta última sexta-feira (31/03), puxada pelo Pe. Airton Siqueira, foi realizada a Via-Sacra que culminou o  encerramento da Quaresma. O rito é um exercício preparatório para a Semana Santa, cuja programação oficial acontecerá neste Domingo Santo, com as celebrações de Domingo de Ramos na Sede e comunidades que compõe a Paróquia.

          A última Via-Sacra de rua, realizada nas comunidades, saiu da  Kolping. Registramos grande  quantidade  de fieis e, teve sua última parada na Praça Nova do Congresso: "XIV Estação - Jesus posto no sepulcro". 

           Ressaltamos que tivemos Via-Sacra nas comunidades:  Alto da maravilha (24/02), Alto do cigano (03/03), Santíssimo Redentor Santos Dumont (10/03), Pera (17/03), Brisas (24/03). 

 
                                                        PRAÇA NOVA DO CONGRESSO

         Neste contexto, o que vem a ser a Via-Sacra? A via sacra é um piedoso exercício de pratica de oração que comumente se faz durante a quaresma, às sextas feiras, recordando a paixão de Cristo, meditando o sofrimento de Jesus a partir do tribunal de Pilatos até o monte Calvário.  Como nós católicos Apostólicos Romanos, sabemos  Este percurso é formado por 14 estações: I Estação - Jesus é condenado à morte. II Estação - Jesus leva a Cruz às costas V.; III Estação - Jesus cai pela primeira vez; IV Estação - Encontro de Jesus com sua Mãe; V Estação -  Jesus ajudado pelo Cirineu a levar a Cruz; VI Estação - A Verônica enxuga o rosto de Jesus; VII Estação - Jesus cai pela segunda vez.  VIII Estação -Jesus consola as filhas de Jerusalém; IX Estação - Jesus cai pela terceira vez; X Estação - Jesus despojado de suas vestes;  XI Estação - Jesus pregado na Cruz; XII Estação - Jesus morre na Cruz;  XIII Estação - Jesus descido da Cruz; XIV Estação - Jesus posto no sepulcro. Poderíamos ainda incluir a XV Estação considerando que  a vida de Jesus não parou na Cruz pois, Ele ressuscitou, está vivo e reina.



           PROGRAMAÇÃO DESTE DOMINGO DE RAMOS:

            

DIA 02/04: DOMINGO DE RAMOS 

7H- CATEDRAL

7H10min - BENÇÃO E PROCISSÃO DE RAMOS, SEGUINDO COM A MISSA NA CATEDRAL. 

9H30 -  SAÍDA DA PROCISSÃO DA CATEDRAL PARA O DIOCESANO.

10H30 - MISSA DE DOMINGO DE RAMOS NO DIOCESANO, PARA AS CAPELAS URBANAS.



"Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, a Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro."