terça-feira, 17 de janeiro de 2023

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA AO SENHOR DO BONFIM - 9ª NOITE

 


         Na última noite do Novenário do Excelsior Glorioso Senhor do Bonfim, a Paróquia do Senhor do Bonfim acolheu o visitante Pe. Laerth Ferreira, da Paróquia de Monte Santo. Participaram também, Pe. Airton Siqueira e Pe. José Amaro.

         Trecho da homilia: "A graça de Deus nos aqui hoje, para celebrarmos a última noite do Novenário em honra ao Nosso Excelsior Padroeiro Senhor do Bonfim. E norteados pela palavra de Deus, vemos que como sempre, Jesus se encontra em dificuldades com os fariseus que questiona suas práticas e de seus discípulos questionando porque eles  não estavam praticando o jejum prescrito pela lei. A esta interrogação dos fariseus, Jesus lhes dá uma resposta um tanto enigmática; Os convidados de um casamento não podem jejuar enquanto o noivo está com eles. E acrescenta , enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Como fariseu se eu tivesse lá naquele lugar, ouvindo essa resposta de Jesus, talvez teria pensado: Esse homem deve estar louco. O que tem a ver noivo com o jejum que conforme prescrito  eles deveriam está praticando conforme prescrito pela lei. Será que a insensatez dos fariseus é o que os impediam de compreender o sentido profundo das palavras de Jesus. O que acontece, na verdade, é que os fariseus estavam obcecados pelo não cumprimento da lei que eles não foram capazes de enxergar a novidade trazida pela presença de Cristo. Jesus, é Ele o esposo. E, enquanto Ele está presente não faz sentido o jejum. Ao contrário, precisamos nos alegrar, precisamos celebrar e é por isso que estamos aqui nesta noite. Para render graças a Deus pela presença do esposo, pela presença de Nosso Senhor do Bonfim em nosso meio. Ele traz para nós a novidade,. Mas de certo modo,  nós podemos até compreender a atitude desses fariseus, porque também nós, somos inflexíveis e muitas vezes intolerantes às mudanças. Nós não gostamos muito de novidades, gostamos mesmo é de permanecer nas mesmices. E, muitas vezes vamos internacionalizando isso e não permitimos com o que de fato a novidade de Cristo se instaure em nossa vida. 

          Nós precisamos abrir nosso coração e permitir que o Senhor faça coisas novas, assim como Cristo teve seu coração aberto, dilacerado pela laça para dele jorrar água e sangue para nos salvar. Do mesmo mesmo modo, nós devemos abrir nossos corações para que cristo entre em nossa vida e faça nova todas as coisas.

           Mas, Cristo trouxe para nós com sua presença, a salvação. Com Ele chegou o tempo novo, tempo de reconciliação, tempo de restauração, tempo de salvação. Em Jesus, deus fez novas todas as coisas, por isso, nós não podemos fecharmo-nos  à graça de Deus, mas pelo contrário, nós precisamos nos abrir para esse tempo novo de Deus.

       ... Que a Beatíssima Virgem Maria interceda por nós, para que nós sejamos fieis discípulos de seu Filho e, assim, amando de todo nosso coração, possamos irradiar todo mundo a alegria de sermos cristãos vocacionados a santidade.

                                                       Pe. Airton / Pe. Laerth /Pe. José Amaro       

                                                             Pe. Laerth 

                                                         Colaboradores da Noite do Novenário

                                              padrinhos e colaboradores da Noite do Novenário


                                                                   ESPAÇO CULTURAL




     Viva o GLORIOSO Senhor do Bonfim!