domingo, 16 de maio de 2021

MENSAGEM DE DOM HERNALDO FARIAS - BISPO DA DIOCESE DE BONFIM - DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS


 

                       55º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS


Meus irmãos e minhas irmãs comunicadores, e em particular os da PASCOM diocesana e paroquiais, comunicar a verdade é preciso!

Dirijo-me a todos vocês neste 55º dia mundial das comunicações sociais. Mais uma vez o nosso Papa Francisco nos brinda com uma belíssima mensagem, mas também, fazendo-nos um convite desafiador: “mover-se, ir ver, estar com as pessoas, ouvi-las, recolher as sugestões da realidade, que nunca deixará de nos surpreender em algum dos seus aspectos”. 

O critério para uma comunicação verdadeira nasce do Evangelho: “Vinde e vereis!” (Jo 1,39), convite que faz Jesus aos discípulos de João Batista, que passam a segui-lo. Essa é a mesma dinâmica catecumenal dos primeiros discípulos do Mestre, quando Filipe convida Natanael a conhecer a verdade, a Palavra, com a própria experiência de vida: “Vem e vê” (Jo 146).

Eis o convite que nos é feito neste dia mundial das comunicações: irmos ao encontro das pessoas, das suas realidades, de suas verdades para nos encantar ou até mesmo, nos indignar com os fatos; deixarmo-nos atrair pelos acontecimentos da vida e, apaixonados, darmos a conhecer a todos o que e vimos e vivemos, pela verdade do existir humano.

Quantas realidades são anunciadas privadas de sua verdade, manipuladas pela pseudoverdade de quem transmite! Quantas realidades de pessoas simples e pobres, que por causa da sua condição, nem chegam ao conhecimento das pessoas, pois tais “notícias” não são espetáculo! Quanto amor, misericórdia e bondade acontecem em nossas comunidades cristãs católicas (de nossa Diocese de Bonfim) e não são mostradas, ficando apenas entre nós, os mais próximos! Quantas matérias maldosas buscam semear a mentira, a discórdia e a divisão, rompendo com o mandamento maior do amor!

Eis o convite meus irmãos e irmãs: “Vinde e vede!”.

Agradecido, abraço a cada um de vocês neste dia, todos os comunicadores e comunicadoras das Rádios tradicionais, das Webs da PASCOM, espalhados em nossa Diocese. Que a vossa comunicação seja na verdade: Cristo Jesus, Palavra da vida que vem do Pai. Parabéns pelo vosso dia! E peçamos:

Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos, 
e partir à procura da verdade.

Ensinai-nos a ir e ver, 
ensinai-nos a ouvir,
a não cultivar preconceitos,
a não tirar conclusões precipitadas.

Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém,
a reservar tempo para compreender,
a prestar atenção ao essencial,
a não nos distrairmos com o supérfluo,
a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.

Concedei-nos a graça de reconhecer as vossas moradas no mundo
e a honestidade de contar o que vimos.

                                                                                          Dom Hernaldo Pinto Farias, sss

                                                                                          Bispo da Diocese de Bonfim


           Senhor do Bonfim, 16 de maio de 2021