sábado, 12 de setembro de 2015

COMUNICADOS DA PARÓQUIA


DIA 15/9; A IGREJA FAZ MEMÓRIA A NOSSA SENHORA DAS DORES

 


MISSAS DOMINICAIS

As 7h – Missa nas Sacramentinas
As 7h30 – Missa na Comunidade de Missão do Sahy
As 9h - Missa nas Sacramentinas
As 10h – Celebração  na Comunidade do Brisas do Monte
As 10h – Batizados nas Sacramentinas
As 11h – Missa no Carmelo
As 16h – Missa na Comunidade do Alto do Cigano
As 19h30 – Missa na Comunidade do Alto da Maravilha
As 19h30 – Missa nas Sacramentinas

MISSAS DA SEMANA
                                                                      

Dia 15/9 – Terça-feira ............................      Às 16h – Missa na Comunidade do Barro de Cima
                                                                       Às 19h30 – Missa na Comunidade de Jibóia
                                                                       Às 19h30 – Missa festiva no Pernambuquinho
                                                                                                                     
Dia 16/9 – Quarta-feira ..........................      Às 16h – Missa nas Comunidades de Lage
                                                                       Às 17h – Missa na Comunidade do Cruzeiro

Dia 18/9 – Sexta-feira ..............................    Às 16h – Missa na Comunidade do Cazumba
                                                                       Às 17h – Missa na Comunidade do Tanquinho
                                                          
Dia 19/9 – Sábado ...................................     Às 17h – Missa  na Comunidade do Itapicuru
                                                                        
                       
- outras programações:                                                                                                                              

·         - Com o tema: Maria, Modelo das Vocações, a Comunidade do Pernambuquinho realiza, no período de 12 a 14/9, o tríduo em louvor à sua padroeira Nossa Senhora da Piedade. No dia 15 de setembro, às 19h30, teremos a Santa Missa festiva.


·         - Neste dia 13/9, às 12h, na Capela do Colégio Sacramentinas, acontecerá a Recitação do Terço com Maria coordenada pelo grupo da Terceira Idade e Grupo Vicentinos. 

DOMINGO – XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM


IMAGEM DO ALTAR DO SENHOR DO BONFIM: CATEDRAL DIOCESANA


1ª Leitura: Is 50,5-9

Leitura do Livro do profeta Isaías: 5O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7Mas, o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. 
8A meu lado está quem me justifica; alguém me fará objeções? Vejamos. Quem é meu adversário? Aproxime-se.9aSim, o Senhor Deus é meu Auxiliador; quem é que me vai condenar?
- Palavra do Senhor.- Graças a Deus.

Salmo Responsorial: Sl 115,1-2.3-4.5-6.8-9 (R: 9)

Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos. 
R: Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

- Eu amo o Senhor, porque ouve/ o grito da minha oração./ Inclinou para mim seu ouvido,/ no dia em que eu o invoquei.
R: Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

- Prendiam-me as cordas da morte,/ apertavam-me os laços do abismo;/ invadiam-me angústia e tristeza;/ eu então invoquei o Senhor:/ “Salvai, ó Senhor, minha vida!”
R: Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

- O Senhor é justiça e bondade,/ nosso Deus é amor-compaixão./ É o Senhor quem defende os humildes;/ eu estava oprimido e salvou-me.
R: Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

- Libertou minha vida da morte,/ enxugou de meus lábios o pranto/ e livrou os meus pés do tropeço./ Andarei na presença de Deus,/ junto a ele na terra dos vivos.

R: Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.


2ª Leitura: Tg 2,14-18-

 Leitura da Carta de São Tiago: 14Meus irmãos: que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo? 
15Imaginai que um irmão ou uma irmã não têm o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; 16se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso? 17Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 18Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática!” Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras!
- Palavra do Senhor.- Graças a Deus.


Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos: Mc 8,27-35

Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” 28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei; devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás! Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”. 34Então chamou a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35Pois, quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la”.
Palavra da salvação.- Glória a vós, Senhor!

RECITAÇÃO DO TERÇO COM MARIA NA CAPELA DO COLÉGIO SACRAMENTINAS


ORAI POR NÓS, SANTA MÃE DE DEUS, PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO. AMÉM. 


fotografia realizada na Igreja Nossa Senhora do Resgate / Salvador

      Acontece neste domingo, dia 13/9, às 12h, na Capela do Colégio Educandário Nossa Senhora do SS. Sacramento (Sacramentinas) a Recitação do Terço com Maria. A responsabilidade pela condução da recitação ficará a cargo do Grupo Terceira Idade e Grupo Vicentinos.
        Na véspera da celebração da Festa da Santa Cruz rezemos com Nossa Senhora das Dores relembrando os momentos difíceis que seu filho amado passou na cruz para nos libertar em prova de amor. 

FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.


CRUZEIRO LOCALIZADO NO CENTRO DA CIDADE DE SENHOR DO BONFIM

     No calendário litúrgico cristão há várias Festas relacionadas à Cruz, todas com a intenção de relembrar a crucificação de Jesus Cristo, evento central da fé, como diz o apóstolo São Paulo: "nós pregamos a Cristo crucificado, que é para os judeus, na verdade, uma pedra de tropeço, e para os gentios uma estupidez; mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e Crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
        A liturgia deste dia, Festa da Exaltação da Santa Cruz, convida-nos a contemplar a cruz de Jesus. Ela é a expressão suprema do amor de um Deus que veio ao nosso encontro, que aceitou partilhar a nossa humanidade, que quis fazer-se servo dos homens, que se deixou matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos. Oferecendo a sua vida na cruz, em dom de amor, Jesus indicou-nos o caminho para chegar à vida plena.
     Olhemos para o madeiro da cruz agradecidos como sinal de nossa libertação e renovemos em nós a certeza do amor de Deus pela humanidade.