domingo, 15 de janeiro de 2023

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA E NOVENA EM HONRA AO SENHOR DO BONFIM - 7ª NOITE

 


                                                                                    " Corações ardentes, pés a caminho"


Pe. Airton Siqueira / Pe. Cícero Costa/ Pe. José Amaro

Neste dia parabenizamos Pe. José Amaro pela passagem de Aniversário natalício.
         Nesta 7ª noite,  a Paróquia do Senhor do Bonfim acolhe o Pe. Cicero Costa da Paróquia de Quixabeira que assumiu a Presidência da Celebração.
Iniciando sua homilia, o referido Padre destacou o Tema da Novena enfocando que a vocação é uma graça de Deus. Nós temos essa missão em nosso batismo. E se cada um de nós recebeu o chamado e assim atende segundo o coração de Jesus, seguindo o Senhor do Bonfim, o seu coração dever arder cada vez mais porque estamos no caminho certo para um dia chegarmos ao céu.
       Na liturgia de hoje nós vimos o chamado de Levi. Lá estava uma multidão de pessoas que iriam ver Jesus. Mas, Jesus tem um olhar muito atento àquele homem que precisa de atenção e, uma multidão de pessoas nessa cidade, vocês foram escolhidos. Os escolhidos dessa Noite. 
        E meio às críticas, em que Jesus que é o próprio Senhor recebia, não se importava com isso; a resposta de Jesus foi muito convincente; quem está doente é que precisa de médico. Muitas vezes estamos doentes pela ambição, pelo pecado e não queremos ouvir o Senhor.
       E no meio da multidão Jesus vê aquele homem e vai a casa dele fazer uma refeição. O gesto é intimidade. Mas, o que temos a oferecer a Jesus? O que tu tens a oferecer Nosso Senhor do Bonfim? O que tem mudado em tua vida?
        
        Certamente, que em tua casa, na vizinhança, no trabalho muitas coisas já devem ter ouvido: Já vai novamente pra Igreja de noite? Sim. Porque lá vou me encontrar com Jesus, á vou encontrar com meus irmãos e quem mandou foi Jesus. Mas, também, hoje ouvimos no Evangelho que Jesus aponta para Jesus: eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo. Nesse período em que passamos há alguns dias  que foi o período do advento, nós vimos a simplicidade desse homem chamado João Batista, que em tudo ele imitou o Senhor, saiu de sua cidade, foi para um lugar deserto, voltou no tempo,  na sua simplicidade, para anunciar ao povo: Convertei-vos o Reino de Deus está próximo. E aí Jesus, também, deu testemunho deste homem. Grande profeta!
          E nestes dias, também, experimentamos e vimos a nossa fé quando o próprio Jesus foi a João Batista para ser batizado e nesse mesmo instante, João Batista  diz  que ele que deveria ser batizado por Jesus. 
       Um grande acontecimento aconteceu nesta noite: João Batista acabou dizendo que viu o Espírito Santo  descer como uma pomba do céu e permaneceu sobre Jesus. Esta é a vocação da graça que devemos seguir.
...Que cada um de nós sejamos como João Batista testemunhando o batismo, a fé,  perseverantes. Que o Espírito santo desça sobre cada um de nós.
       


ESPAÇO CULTURAL