quinta-feira, 27 de julho de 2017

INÍCIO DO TRÍDUO PREPARATÓRIO: ORDENAÇÃO PRESBITERAL





          Neste dia 26/7, data em que a Igreja celebra a festa de São Joaquim e Santa Ana, avós maternos de Jesus, os fiéis estiveram presentes na Catedral Diocesana do Senhor do Bonfim para celebrar e rezar pela comemoração de 11 anos da nomeação de Dom Francisco Canindé Palhano, enquanto Bispo da Diocese e 3 anos de ordenação dos Padres Darlan dos Santos, Edivaldo da Silva Pinho, Rafael Batatinha de Castro, Robson Miranda Farias, Lucivaldo França de Oliveira,Thiago Rafael Chagas, Wheider Gerlan Santana Miranda.


       A Santa Missa em Ação de Graças foi celebrada, também em caráter de Abertura do Tríduo preparatório em prol da Ordenação Sacerdotal do Diácono Luan Saldanha que foi presidida por Dom Francisco Canindé onde registramos a presença dos Padres Darlan dos Santos e Rafael Batatinha bem como, do referido Diácono. Registramos, também, grande número de seminaristas e acólitos que já se encontram na iminência da ordenação presbiteral.


         Na sua homilia, Dom Francisco expôs que, são muitos motivos que nos reúne nesta celebração eucarística, contudo a liturgia da palavra desta Santa Missa permite-nos a associar a todos os motivos a um mesmo e único motivo: Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, filho da Virgem Maria e o neto de São Joaquim e Santa Ana.  

       Registrou que a missão do Bispo na linha da sucessão apostólica dos apóstolos é anunciar aos olhos e aos ouvidos do mundo em todos os tempos e lugares que Deus se faz presente entre nós e permanece para sempre porque está ressuscitado. Se a missão dos pais de Nossa Senhora foi preparar, entre  sombras a vinda do Messias, a missão do Bispo é prolongar na clareza da luz da ressurreição a presença e a missão de Cristo na Igreja e no mundo.

       Neste primeiro dia do Tríduo, é dedicado à reflexão sobre o terceiro grau da ordem – o Episcopado. O primeiro grau é o Diaconato, o segundo Presbiterato e o terceiro Episcopado. Por um desígnio providente de Deus, recordou a sua nomeação pelo sumo Pontífice Papa Bento XVI, como bispo desta Igreja particular de Bonfim há exatos 11 anos quando publicado, ao meio dia, pela Rádio do Vaticano e às 8 horas anunciado pela Rádio de Educação Rural de Natal no momento em que se encontrava em companhia do então arcebispo de Natal Dom Matias Macedo e Dom Jaime Vieira bispo da Diocese de Campina Grande.


   Nos momentos finais, Dom Francisco fez apelo pela oração em relação às obras sacerdotais comentando sobre o papel e a importância dos associados  zeladores que mantém o Seminário.

HOMENAGEM DA EQUIPE DE LITURGIA






                 MOMENTO DOS PARABÉNS!