quarta-feira, 29 de março de 2017

CAMPANHA DO TERÇO EM FAMÍLIA

Em virtude do Ano Mariano Nacional que a igreja celebra neste ano de 2017, nossa Paróquia iniciou neste domingo, dia 26 de março de 2017 a Campanha do Terço em Família. 
A santa missa de abertura da Campanha que aconteceu na Catedral Diocesana foi presidida por Padre Darlan dos Santos, nosso Pároco, que explicou o objetivo e a importância da Campanha e do ato de rezar o terço.



A Campanha do Terço em Família tem o objetivo de reunir as famílias em turnos de meia hora, das 12 horas até a meia noite. Para cada turno, invoca-se um titulo da Santíssima Virgem para ser a Protetora, em união com a qual, cada família rezará no horário de sua escolha por uma intenção específica.




Inscreva a sua família no horário escolhido, no espaço em branco (horário) do relógio no cartaz que está exposto na Catedral Diocesana. Toda semana, uma vez por semana, a família se reúne para rezar o terço Mariano. Cada família preenche apenas um dia por semana. Podem rezar quantas vezes desejarem, porém o compromisso é de meia hora por semana. O fim da Campanha será no dia 08 de dezembro de 2017, dia da Imaculada Conceição.




Segundo uma tradição, São Domingos de Gusmão, espanhol, recebeu de Nossa Senhora a devoção do santo rosário, que ele rezava continuamente em suas caminhadas pela conversão dos hereges cátaros que agitavam a vida da Igreja na França.
Em suas aparições, em Fátima e Lourdes, Nossa Senhora pediu insistentemente aos videntes para que rezassem o terço sempre. Ela disse aos pastorinhos, em Fátima, que “não há problema de ordem pessoal, familiar, nacional e internacional, que o santo terço não possa ajudar a resolver”. Por isso, o terço e o rosário tornaram-se orações amadas pelo povo de Deus. O Papa João Paulo II disse que essa era “a sua oração predileta”; sempre o víamos rezando-a.
“Família que reza unida permanece unida”
Além dos inúmeros Papas, também muitos santos se destacaram pelo amor ao rosário: São Luís Maria Grignion de Montfort, Santo Afonso de Ligório, São Pio de Pietrelcina e muitos outros. Essa devoção tem como base o fato de que, do alto da cruz, Jesus Cristo, num ato de amor, nos deu Maria como Mãe (cf. Jo 19,26). Se Jesus no-la deu como Mãe, é porque precisamos dela para nossa vida e salvação. Então, cada cristão e cada família cristã precisa da proteção materna de Nossa Senhora para enfrentar a luta da vida, as tentações, provações etc. A Igreja sempre ensinou que “família que reza unida permanece unida”, sobretudo quando reza o terço.

“Uma oração tão fácil e, ao mesmo tempo, tão rica merece verdadeiramente ser descoberta de novo pela comunidade cristã”.
São João Paulo II

Referencias para o texto retirado de:
Material da Campanha do Terço em Família
Formacao.cancaonova.com