sexta-feira, 30 de março de 2018

DIA 29/03/2018 -QUINTA-FEIRA:SANTA MISSA DO CRISMA



Nesta Quinta-Feira Santa dia 29/03/18, foi realizada a Santa Missa Crismal.
A mesma teve como objetivo abençoar os Santos óleos que serão utilizados durante o ano pelas paróquias para a celebração dos sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.








Na mesma celebração também aconteceu  a renovação das promessas sacerdotais.



A missa foi presidida por Dom Gilson Andrade da Silva ( Bispo Titular de Noba e Auxiliar de São Salvador da Bahia).


Durante a celebração foram abençoados  os seguintes óleos:

Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo dos Enfermos- É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. 












DIA 27/03/2018 - TERÇA-FEIRA: MISSA E UNÇÃO DOS ENFERMOS E IDOSOS



Nesta Terça-Feira Santa dia 27/03/18, foi realizada a missa e unção dos enfermos e idosos na Catedral Diocesana. A qual, durante a celebração os fiéis foram ungidos com um óleo santo. Objetivando assim sinalizar a presença de Deus para confortar os doentes, perdoar os seus pecados e transmitir um sentimento de alívio espiritual e físico. Pois, a ação salvadora de Cristo nos acompanha em todos os momentos da nossa vida, também na doença.