segunda-feira, 1 de abril de 2024

FIEIS CELEBRAM SEMANA SANTA

        



      Após quarenta dias de preparação, jejum, oração e esmola que significou nossa “Quaresma”, seguindo o ritmo da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Amizade Social”, chegamos a um dos pontos mais importantes da vida religiosa Católica, Apostólica e Romana, a Semana Santa que é para nós cristãos, tempo litúrgico no qual relembramos e refletimos acerca do Tríduo Pascal, a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Nosso Jesus Cristo. Conforme programação, iniciamos a Semana Santa com a Benção do Ramos que, neste ano, aconteceu na Praça Nova do Congresso e logo após, procissão com destino à Igreja Catedral onde tivemos a segunda parte da Celebração presidida pelo Sr. Bispo Hernaldo Farias. 
         Na Quarta-feira Santa, tivemos a Celebração do Santo Crisma com Bênção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais com a presença dos presbíteros da diocese. Ainda neste dia, à noite, revivemos o emocionante da Procissão do Encontro onde a Virgem Maria ver Seu Filho Divino humilhado carregando uma cruz, fato este que aconteceu na quarta-feira. No final, tivemos a oportunidade de refletir As sete Dores de Maria e as sete Palavras de Jesus na Cruz. 
         Chegada a Quinta-feira Santa aconteceu a Celebração Eucarística da Instituição da Eucaristia e do Lava-Pés. Neste dia, durante a Última Ceia, Jesus instituiu dois sacramentos: a Eucaristia e a Ordem Sacerdotal. “Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”. Esta data é comemorada pela Igreja com uma eucaristia especial” (Mt, 26, 26-28). Ainda neste dia Dom Hernando Farias lavou os pés de doze jovens incluindo membros do MEJI e estudantes que representaram os apóstolos, repetindo assim o gesto de Jesus Cristo. "Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos" (1 João 3:16). 



      Na Sexta-feira Santa, dia chuvoso, idealizada pelo Pe. Airton Siqueira, tivemos a Caminhada Penitencial que teve um percurso de aproximadamente 7km. Teve início na Igreja Catedral com destino a Capela de Nossa Senhora da Conceição localizada na comunidade Barro. À tarde, realizou-se a Celebração Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. A celebração da Ação Litúrgica, às 15h, acontece sempre no mesmo horário, em todas as partes do mundo, lembrando o momento em que Jesus Cristo foi ao encontro do Pai. Logo após, tivemos a realizada a Procissão do Senhor Morto. Grande número de fieis seguem revivendo os passos do Senhor Morto com a companhia de sua mãe que sofre a dor da perda de seu amado filho assassinado de forma brutal. “Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele.” (Hebreus 9,28). 





     No Sábado Santo, às 19h, deu-se início da Vigília Pascal coma Benção do Fogo e do Ciro Pascal celebrados pelo Bispo Dom Hernaldo Farias com a participação dos fieis cristãos que se reuniram em constantes orações, leituras litúrgicas acompanhadas de salmos cantados. É uma bela noite que desenha a preparação para a Ressurreição de Jesus Cristo, que segundo a bíblia aconteceu no terceiro dia após a morte.
   Fechando a programação da Semana Santa eis que o nosso Divino Jesus Cristo ressuscita. A celebração da Páscoa é evento litúrgico mais importante de nossa vida cristã e nossa Igreja. A Ressurreição de Cristo é o fundamento de nossa fé. 

 

“Assim também Cristo foi oferecido uma só vez em sacrifício, para tirar os pecados de muitas pessoas. Depois ele aparecerá pela segunda vez, não para tirar pecados, mas para salvar as pessoas que estão esperando por ele.” Hebreus 9:28



                                      UMA ABENÇOADA PÁSCOA!