quarta-feira, 30 de julho de 2014

DIOCESE DE BONFIM EM FESTA: SETE ORDENAÇÕES PRESBITERAIS


 
 
                   "Cristo, a quem o Pai santificou e enviou ao mundo (Jo 10,36), fez os Bispos participantes de sua consagração e missão, por meio dos apóstolos, de quem são os sucessores. Os Bispos transmitiram legitimamente o múnus de seu ministério em grau diverso a pessoas diversas na Igreja". "O múnus de seu ministério foi por sua vez confiados em grau subordinado aos presbíteros , para que constituídos na ordem do presbiterado com o fito de cumprir a missão apostólica transmitida por Cristo - fossem os colaboradores da ordem episcopal".
                    "O Ofício dos presbíteros , por estar ligados  à ordem episcopal, participa da autoridade com que o próprio Cristo constrói, santifica e rege seu corpo. Por isso, o sacerdócio dos presbíteros, supondo os sacramentos da iniciação cristã, é conferido por meio daquele sacramento peculiar mediante o qual os presbíteros, pela unção do Espírito Santo, são assinalados com um caráter especial e assim configurados com Cristo sacerdote, de forma a poderem a agir em nome de Cristo Cabeça em pessoa".
                   "Embora os presbíteros não possuam o ápice do pontificado e no exercício de seu poder dependam dos Bispos, estão contudo com eles unidos na dignidade sacerdotal. Em virtude do sacramento da Ordem, segundo a imagem de Cristo, sumo e eterno sacerdote, eles são consagrados para pregar o Evangelho, apascentar os fiéis e celebrar o culto divino, como verdadeiros sacerdotes do "Novo Testamento".... 
                                                                                (Catecismo da Igreja Católica 1560 - 1566)
 
 

             No dia 26 de julho de 2014, às 19h30min, na Quadra do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, deu-se início a mais um grande capítulo da estória religiosa da Diocese de Bonfim - a Ordenação Presbiteral dos diáconos:  Darlan dos Santos, Rafael Batatinha de Castro, Robson Miranda Farias, Wheider Gerlan Santana Miranda , Edivaldo da Silva Pinho, Tiago Rafael Chagas e Lucivaldo França. No comentário, Pe. José Alberto anunciava a abertura da grande festa num clima de alegria e felicidade acolhendo as paróquias, em especial aquelas de onde foram provenientes os ordinandos: Paróquia de santo Antônio de Igara, Santo Antônio de Queimadas, Senhora Sant'Ana de Cansanção e a nossa Paróquia Mãe do Senhor do Bonfim. Também foram dadas boas vindas aos membros da Paróquia Divina Pastora de Junqueiro, da Diocese de Penedo (Alagoas) e da Paróquia São José da Arquidiocese de Belém do Pará, bem como as famílias e todos paroquianos das demais Paróquias da nossa Diocese de Bonfim. Após as considerações iniciais foi dado inicio a procissão de entrada. 
              
 
 

                                              
                                                 


                  Logo após a procissão, ainda nosso comentarista, Pe, José Alberto continuava a externar  os sentimentos de  felicidades considerando que no dia 26/7, há oito anos atrás, Dom Francisco Canindé Palhano, foi nomeado sucessor dos apóstolos , Bispo da desta Igreja que tem o Senhor do Bonfim como centro de sua fé. "Muito do que até  aqui foi feito se deve à oração de  seu trabalho zeloso que, desde o primeiro momento , quando pisou os seus pés em nossas terras, não parou de lutar incansavelmente pelas vocações sacerdotais.     
                   Ainda no momento inicial Dom Francisco Canindé realiza veneração às imagens da SSma. Virgem Maria do Rosário de Fátima, bem como aspergindo água sobre a assembleia e demais membros participantes do cerimonial..
 

 
 
 
                                               
 
            Dando prosseguimento cerimonial tivemos os momentos da Imposição das Mãos,, Imposição das Vestes e Unção das Mãos.
 

 




                                                 
 
 
               Nos Ritos finais Dom Francisco Canindé Palhano orou pedindo a Deus que os sacerdotes e fiéis encontrem a vida nesta Eucaristia que foi oferecida e recebemos para que, unidos a Ele por um amor eterno possam servir com dignidade.
 
                                                        
 
 
                                                  
 
 
 
 
A Pascom de Bonfim contando com o apoio de nosso querido Neto Maravilha (Colaborador da Pascom) divulga neste blog algumas entrevistas realizadas: 
"É a maior felicidade que eu tenho, só tenho que agradecer a Deus, por ter um filho padre é uma benção, só sinto saudade pela mãe dele, por não estar presente, e se ela estivesse estaria muito feliz, eu já chorei muito lembrando dela", disse o senhor Álvaro Chagas da Silva, pai de Padre Thiago.

"Nós estamos muito felizes, essa é uma das maiores alegrias de nossas vidas, desde pequenininho que a gente percebia e encaminhava ele nesse caminho, eu desejo que ele siga a frente e que Deus o abençoe", disse o senhor Nelson Farias, pai de Padre Robson.
A coordenadora da Pastoral de Liturgia, senhora Fátima comentou sobre a ordenação e disse, "Na história dos 80 anos da Diocese, é a primeira vez que acontece um evento desse muito grandioso, é uma graça assim, muito grande para nossa paróquia, é uma demostração de fé, que a nossa cidade está crescendo, no espírito e com consciência de católicos que querem seguir a Jesus, de jovens que querem entregar suas vidas a Deus e servir e ensinar através dos ensinamentos de Jesus, de sua palavra, dos sacramentos, há tantas pessoas que precisam e precisamos de muito mais, para que o Reino de Deus cresça cada vez mais e Jesus seja glorificado", comentou Fátima.
Já para o coordenador da Pascom (Pastoral de Comunicação), José Lima, esse é um momento impar, "é um momento ímpar na nossa Paróquia, na nossa Diocese, é a primeira vez que acontece um fato desse da gente ter sete ordenações em um só dia, então ´vai beneficiar bastante nossa diocese, e isso é muito importante para nós católicos", ponderou Zé Lima
A mãe de padre Wheider, Dona Nely ela já tinha em seu coração a chegada desse dia, apesar de ter resistido no início por se tratar de seu primogênito, e comentou, "Ele é o meu primeiro filho, é o meu primogênito houve resistência por isso, mas depois era o que ele queira e eu resolvi apoiá-lo porque ele estava feliz no caminho que ele resolveu seguir, a vocação dele falou mais alto no coração dele e por consequente falou ao meu coração também, então eu fiquei feliz, claro que mãe não ficaria feliz em ver o seu filho feliz? Então hoje eu me sinto realizada no meu filho, porque ele está seguindo a vocação dele, e hoje os olhos dele brilhavam tanto que eu me senti muito muito muito feliz", emocionada revelou a senhora Nely.
Familiares e também amigos dos novos padres estiveram presentes no evento, Gilse dos Santos, um amigo irmão de padre Robson, que cresceram juntos no Alto da Maravilha e ambos fizeram parte do Grupo Jovem JUREC (Juventude Renascida em Cristo), do final dos anos 90 para o início dos anos do novo século XXI, onde juntos a vários outros jovens vivenciaram momentos inesquecíveis que contribuíram para a formação de tantos que ali participavam das reuniões semanais, Gilse relembrou, "para mim é um momento de muita gratidão a Deus por ver um amigo meu se tornar padre, de ter crescido com ele e ver ele hoje receber essa graça e de perceber que realmente Robson é um homem santo, homem que a gente foi vendo que foi dando esses passos rumo ao sacerdócio, podemos perceber como Deus foi bom com gente nos dando uma graça de ter um amigo hoje que se tornou sacerdote, realmente sacerdote tirado do meio dos homens, escolhido por Deus é só agradecer a Deus pela vida desse filho Dele que é doado e ofertado a Igreja", disse o amigo Gilse.
O distrito de Igara na zona rural de Bonfim teve na noite de sábado seu primeiro sacerdote, Padre Rafael Batatinha, que desabafou "primeiro lugar agradeço a Deus, e uma coisa que devemos acreditar é que Deus nunca perde a esperança por nós, e a esperança é aquela que sempre vai triunfar, a esperança a fé a caridade, como o diz propriamente o Apóstolo Paulo, na carta aos Corintios, a esperança é aquilo que rejubila, é aquilo que nos dá graça e aquilo que Deus nos concede, hoje não só eu quem me felicito, mas toda a minha paróquia na qual eu amo de coração a paróquia de Igara, mesmo que muitas vezes ela possa ser tachada por ser um lugar um pouco violento, mas a esperança sempre reinará, a esperança é a última que morre, como já diz alguns nas suas profecias, mas a esperança é aquela que dá a alegria e a força para aqueles que acreditam em Deus e eu acredito naquele povo de Igara no qual eu amo, no qual eu sou filho de lá, tenho orgulho de ser chamado de igarense e de canoeiro, porque nós somos persistentes, trabalhadores e acima de tudo, filhos amados e queridos por Deus", disse Padre Rafael.
O Repórter Netto Maravilha, também amigo e ex-coordenador do grupo de jovens no qual Padre Robson fez parte no início de sua adolescência falou emocionado com Padre Robson que disse, "nesse momento o que eu poderia dizer que é a graça de Deus sempre e Ele nos escolhe é a única coisa que a gente pode dizer é que nós não somos dignos, mas a graça de Deus vai nos dignificando a cada dia e a nossa alegria é servir, servir sempre, desde que eu participava do grupo de jovens eu sentia esse chamado a falar de Deus, mas eu me sentia como Abraão 'mas meu Deus o que eu vou falar', mas, ao mesmo tempo Deus falava ao meu coração para me abrir e entregar-me a sua graça, então a cada dia eu procuro cada vez mais corresponder a essa graça e ser fiel a partir de hoje, com esse novo sim, então muito obrigado a todos vocês, e a você meu grande irmão Netto", finalizou emocionado Padre Robson.
Padre Wheider, que sempre demostrou um zelo especial pela Casa de Deus, e que desde cedo como bem disse sua mãe Dona Nely, depois da ordenação sacerdotal resumiu assim esse momento único em sua vida, "as palavras neste momento nos faltam para definir tão grande graça que Deus opera nas nossas vidas, como elas me faltam nesse momento eu faço uso das palavras do Papa Bento XVI, na sua primeira aparição pública, logo após ter sido eleito, 'Deus sabe trabalhar com instrumentos insuficientes', alguém dizia também que Ele não chama os capacitados, mas capacita aqueles que chama, peço ao povo bonfinense, povo de onde provenho a essa cidade maravilhosa, que eu tanto amo, aqui onde eu aprendi a chamar Jesus Cristo de Senhor do Bonfim, que reze por mim, que interceda pelo meu sacerdócio, afim de que eu seja sacerdote segundo o coração de Deus", disse Padre Wheider.
Presente também nesse momento histórico na cidade de Bonfim, o Ministro da Comunhão Eucarística Cival expressou, "é com grande alegria que nós estamos vivendo esse momento, sabemos que toda Igreja de Bonfim está muito feliz, toda comunidade, o povo de Deus, com a ordenação de sete novos padres que irão levar a cada família a cada comunidade a certeza de que se faz necessária a presença real de Deus na família, é uma grande alegria, porque são jovens que nós conhecemos desde o período de grupo de jovens, e hoje estão se ordenando, e essa alegria passa também para cada um de nós, agora ficamos na expectativa de que, qual deles poderia ficar aqui em Bonfim, já que nosso Padre José Vieira, terá que se ausentar, vamos aguardar a nomeação do novo padre que ficará em Bonfim para a partir daí também nós também começarmos fazer um trabalho de aproximação da nossa paróquia e um trabalho pastoral aqui em nossa comunidade, então que Deus abençoe a todos eles, a nossa Paróquia a nossa Diocese, e iremos continuar lutando e trabalhando em nossa comunidade para que o Reino de Deus cresça cada vez mais", finalizou Cival.
 
                                                 A Pascom de Bonfim parabeniza todos os  Padres ordenados!