sábado, 30 de junho de 2012

Domingo, 1 de Julho de 2012

Evangelho (Mateus 16,13-19)

São Pedro e São Paulo

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.



Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.





São Pedro e São Paulo Apóstolos

                                                                                           

                    Hoje a Igreja do mundo inteiro celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários.
                   Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após Sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus, no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no Dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.
                   Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
                  Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
                  Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.

Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".

AVISOS DA PARÓQUIA

1º DE JULHO DE 2012 - SOLENIDADE:

 SÃO PEDRO E SÃO PAULO




Missas deste Domingo:

As 7h – Missa na Catedral

As 8h – Missa na Comunidade de Carrapichel

As 9h – Missa na Catedral

As 10h – Batizados na Catedral

As 11h – Missa no Carmelo

As 16h – Missa na Comunidade de Tijuaçu

As 17h30min – Missa na Comunidade do Santos Dumont

As 19h30min – Missa na Catedral


Atenção!

• Comunicamos que no período de 2 a 6 de julho haverá o Retiro Espiritual do Clero Diocesano. Portanto, neste período, não haverá missa nas Comunidades rurais.

• A Comunidade de Tijuaçu comunica que realizará, no próximo dia 8 de julho, às 16 h, na Praça Juracy Magalhães, o Festival Beneficente de Prêmios em prol da ampliação e reforma da sua Capela. As cartelas estão à disposição na Secretária da Catedral e com membros da comunidade local. Colabore!

• A Pastoral Familiar de Bonfim, em parceria com o Clube de Diretores Lojistas de Senhor do Bonfim, está promovendo até o próximo dia 8 de julho, a Campanha do agasalho e cobertor. Os pontos de coletas são: Sacristia da Catedral e Sede do CDL.

• A Paróquia do Senhor do Bonfim, convida todos paroquianos para participar, no próximo dia 14, às 18 horas, na Catedral Diocesana do Senhor do Bonfim, da Ordenação Presbiteral do Diácono Agnaldo Barbosa Duarte, natural da Comunidade de Carrapichel, pertencente à Congregação Companhia de Jesus do Nordeste do Brasil - Jesuítas.

• Informamos que no período de 15 a 17, deste mês de julho, no horário da 19h30min, acontecerá o Tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Comunidade Kolping. No dia 18, será realizada a Missa Festiva seguida de Procissão.