domingo, 24 de janeiro de 2021

SÃO FRANCISCO DE SALES: PADROEIRO DOS JORNALISTAS E COMUNICADORES


5 lições de São Francisco Sales, o padroeiro dos comunicadores

Quer conhecer mais sobre São Francisco de Sales, a razão dele ser o padroeiro dos comunicadores e aprender 5 lições para aplicar na sua comunicação? Então acompanha com a gente essa matéria .

São Francisco foi um grande santo, nascido no Castelo de Sales em 1567, na França, que tornou-se bispo em Genebra no século XVII. É conhecido por suas obras que escreveu, como os livros Introdução a vida devota, ou filoteia e Tratado do Amor de Deus.

Foi o fundador da Ordem da Visitação e hoje seu nome é familiar para nós por ele ter sido a inspiração para a criação da Congregação Salesiana, fundada por Dom Bosco, santo que era devoto de São Francisco de Sales.

Além de canonizado, foi declarado Doutor da Igreja pelo Papa Pio IX e proclamado Padroeiro dos jornalistas e escritores católicos pelo Papa Pio XI. Hoje é conhecido como padroeiro de todos os comunicadores, e isso porque SFS além de ser um ótimo pregador, era também escritor, e usou deste dom para evangelizar e catequizar através de publicações em papel.

Distribuía folhetos combatendo heresias, apresentando as verdades do catolicismo, através da Palavra de Deus

Agora que já conhecemos um pouco sobre o padroeiro dos comunicadores, vamos as 5 lições da vida dele que podem nos fazer refletir e atuar melhor na nossa comunicação:

1- USOU COM SABEDORIA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DA SUA ÉPOCA

Ele usou folhetos, livros e fez o que hoje é conhecido como os primeiros jornais católicos. Enquanto isso, nós hoje temos diversos meios de comunicações disponíveis e será se temos nos esforçado para usa-los da melhor forma possível? Fica a primeira reflexão.

2- COMUNICOU APESAR DAS DIFICULDADES
 
Ele tinha a sua disposição apenas recursos simples (seja uma prensa, um instrumento que ainda era rústico ou mesmo a própria escrita a mão), e que demandava muito trabalho, mas mesmo assim não arranjou desculpas e inclusive panfletou na rua para distribuir os materiais de evangelização.

Será se estamos nos prendendo por conta das dificuldades? A reflexão que precisamos fazer é se estamos colocando desculpas para não nos doarmos de verdade na evangelização através da comunicação.

3- COMBATEU OS ERROS E AS FAKE NEWS DA SUA ÉPOCA, E PRINCIPALMENTE ANUNCIOU A VERDADE

As “fake news” de sua época eram as mentiras, calúnias e heresias, sobre as quais ele se esforçou em combater. Nós estamos tão comprometidos assim a anunciar a verdade, e a vigiar para além de não espalhar as fake news, catequizar para evitar o avanço das heresias?

4- ELE VIVEU O QUE COMUNICOU

Esse é um dos pontos mais relevantes: ele teve uma vida coerente entre aquilo que ele anunciou e praticou. Então fica mais uma reflexão para nós: estamos vivendo o que estamos comunicando/postando?

5- UMA COMUNICAÇÃO A PARTIR DO AMOR

São Francisco de Sales era conhecido como Santo Amabilíssimo (mesmo tendo um temperamento forte), e com isso ele usou desse mesmo amor a Jesus para realizar a sua comunicação.                       

  • Post Author:
  • Post Category:
  • Post Comments:
  • Post last modified:

  • Oração a São Francisco de Sales

    Oh! São Francisco de Sales, que em sua vida mortal se fez sobressair em todas as virtudes, especialmente no amor à Deus e ao próximo, eu humildemente suplico colocar-me sob a sua proteção imediata, para obter de Deus a minha perfeita conversão, e a de todos os pecadores, especialmente... (mencionar os nomes das pessoas para quem você quiser rezar).

    Ensina-me, São Francisco de Sales, a fixar os olhos no céu; que eu possa enfrentar todos os obstáculos que se apresentam no meu caminho, e de atingir, um dia, a glória no céu, com auxílio de vossa intercessão.

    Obtende também o especial favor... (mencionar intenção). Ajudai-nos, ó Senhor, nós vos suplicamos, através dos méritos de São Francisco de Sales. Que aquilo que os nossos esforços não podem obter, possa ser-nos dada por sua intercessão.

    Oremos: Ó Deus, que, para a salvação das almas, fez São Francisco de Sales seu confessor e bispo, que lutava para que todos os homens e mulheres se submetessem a Vossa misericordiosa vontade, e fossem infundidos com a suavidade da caridade, guiados por seus ensinamentos pedimos, pela intercessão deste vosso servo, a graça de obter a felicidade eterna, através de Cristo, Nosso Senhor. Amém. ”




    SÃO FRANCISCO DE SALES, ROGAI POR NÓS!