sábado, 15 de abril de 2017

12/04/17 OFÍCIO DAS TREVAS

O Ofício de Trevas, embora o nome possa dar a entender, não é um rito enigmático e obscuro, mas um das orações mais belas da Semana Santa. É a recitação do Ofício de Leituras combinado com Laudes realizado na noite da quarta-feira, na madrugada, ou na manhã da quinta-feira da Semana Santa e marca o início do Tríduo Pascal. 



Durante os séculos houve muitas formas musicadas, inclusive não apenas na forma gregoriana, mas também na forma de música clássica. Durante muito tempo este rito permaneceu guardado pela igreja, mas atualmente vem sendo retomado em diversas paróquias e dioceses do Brasil, inclusive na Diocese de Bonfim e, em particular na Paróquia do Senhor do Bonfim que, este ano, contou com a participação de Dom Francisco Canindé Palhano, Pe. Shirleno da Arquidiocese de Natal e Diácono Luan e aconteceu no ultimo dia 12 de abril.


          O Ofício de trevas mostra, de forma bastante clara, a figura do servo Sofredor e, junto dEle, nos colocamos rezando e meditando sobre os Sofrimentos de Sua Paixão e Morte na Cruz. Este nome (Ofício de Trevas) tem diversas explicações. Entre elas:

  • As trevas naturais de meia-noite ao anoitecer, ou seja, as horas destinadas à recitação do ofício, lembrando as palavras de Cristo preso nas trevas da noite: “Haec est hora vestra et potestas tenebrarum” (Esta é a vossa hora e do poder das trevas.) (Lc 22, 53);
  • As trevas litúrgicas, quando durante as cerimonias da paixão apagam-se todas as luzes na igreja, exceto uma;
  • As trevas simbólicas da paixão.
         No Altar foram colocadas sete velas. Uma delas é de cor branca e todas as outras são feitas de cera amarela e comum, como sinal de luto e pesar. As velas que vão se apagando representam os discípulos, que pouco a pouco abandonaram Nosso Senhor Jesus Cristo durante a Paixão.



         No final de cada um dos Salmos que foram cantados, o cerimoniário apagou uma das velas. Ao mesmo tempo, as luzes da Igreja catedral foram apagadas também. As velas foram apagadas sucessivamente, até restar apenas uma, a branca. Esta vela não será apagada. Esta vela branca, significa Nosso Senhor que, por breve tempo, se retira do meio dos homens e baixa ao túmulo, para reaparecer, pouco depois, fulgurante de luz e de glória.


SANTA MISSA E UNÇÃO DOS ENFERMOS E IDOSOS


Ainda dentro da programação da Semana Santa, no dia 11/04/17 (Terça-Feira), foi ministrada por Dom Francisco Canindé Palhano, na Catedral Diocesana, a 
Santa Missa em favor e unção dos enfermos e idosos. 



A mesma é realizada como forma de alívio para as dores e fortaleza dos que sofrem de alguma enfermidade/ velhice. Os enfermos e idosos são chamados a serem “ungidos” com o Óleo Santo e, é através deste, que o cristão recebe uma graça especial para enfrentar as dificuldades próprias de uma doença grave ou velhice.



Dom Francisco iniciou a homilia falando o quão é importante o período da quaresma para refletirmos e nos redimirmos dos nossoa pecados. Pois, este periodo é um convite para nos aproximarmos de Jesus, o qual nos contempla, nos abraça e nos cura de todas as enfermidades. O mesmo também nos alerta que a enfermidade é algo particular que aflige nossa consciência e que nunca devemos considerar a doença ou velhice como um castigo de Deus, pois o sofrimento é a ponte para o céu. 

Devemos sim, lutar diariamente e ardentemente contra a enfermidade, para que a saúde se difunda por toda a terra. Assim, enquanto católicos precisamos está a cada dia mais próximos de Jesus, através da oração, ou seja, buscar as coisas do alto, pois Jesus é o nosso conforto e foi Ele  que  passou por todo o sofrimento para sermos  curados, Ele mesmo tomou nossas enfermidades para Si.

Após a homilia e uma oração para os enfermos e idosos, foram ungidos por Dom Francisco e por Pe. Darlan dos Santos 183 pessoas com o Santo Óleo.





CRISTO RESSUSCITOU ALELUIA! AVISOS


PÁSCOA!
                                                               


     
MISSAS DOMINICAIS


7h, 9h e 19h30  – Missa da Páscoa na Catedral Diocesana
7h30 – Missa da Páscoa na Comunidade de Carrapichel
10h: - Batizados
10h: - Missa da Páscoa na Comunidade da Gamboa
11h:  - Missa da Páscoa no Carmelo
17h: - Missa da Páscoa na Comunidade de Tijuaçu
17h:-   Missa na Páscoa na Comunidade de Estiva
17h:30  - Missa da Páscoa na Comunidade de Passagem Velha
19h:30  - Missa da Páscoa na Comunidade de Santos Dumont



MISSAS E CELEBRAÇÕES DESTA SEMANA:


Terça-feira, dia 18 de abril:
16h – Missa na Comunidade do Barro de Cima
19h30 – Missa na Comunidade de Jibóia

Quinta-feira, 20 de abril:
16h – Missa na Comunidade de Lage
17h – Missa na Comunidade do Cruzeiro

Sexta-feira, 21 de abril:
17h30 – Missa na Comunidade de Tanquinho

Sábado, dia 22 de abril :
17h – Missa na Comunidade do Pernambuquinho



OUTROS AVISOS:


      Dia 18 de abril, às 20h, na Catedral Diocesana, acontecerá a realização da Escola de Maria;

Dia 19 de abril, às 19h, na Comunidade Kolping será realizada a apresentação do Tratado aos que desejam se consagrar a Nossa Senhora;

A Paróquia do Senhor do Bonfim convoca todos os Catequistas do Crisma, da Zona rural  e urbana para encontro de formação no dia 22 de abril, próximo sábado, das 10h ao meio-dia,  no Centro de Catequese- Rua Visconde do Rio Branco, 159;

De 19 a 23 de abril, acontece a Festa em homenagem a Santo Expedito na Comunidade do Itapicuru;

De 23 a  26 de abril, a comunidade de Limões celebra a Festa em homenagem a Nossa Sra. do Bom Conselho;