quinta-feira, 26 de maio de 2016

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI: GRAÇAS E LOUVORES SE DÊEM A CADA MOMENTO!




SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI: GRAÇAS E LOUVORES SE DÊEM A CADA MOMENTO!


“Eu sou o Pão Vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente; e o pão que deverei dar pela vida do mundo é a minha carne.” (Jo,6,51)


          A Festa de Corpus Christi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264 que, acontece sempre 60 dias depois da Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, faz memória à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.
         Conforme tradição, em todo mundo, as ruas são enfeitadas por onde segue o cortejo da procissão. Esta, por sua vez, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano para que viabilize toda a celebração a fim de possibilitar o testemunho da adoração e veneração a favor da Santíssima Eucaristia. Em nossa Paróquia, com a constante chuva que caiu nestes últimos dias, inviabilizou os diversos grupos, movimentos e pastorais de realizarem a ornamentação das ruas de nossa cidade. Ainda assim, o Movimento de Cursilhos de Cristandade (registrado até o presente momento da publicação) resistiu o desafio e logrou êxito em pequeno trecho onde iria passar o cortejo.





          A procissão de Corpus Christi, para nós católicos, tem o significado da caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. Conforme relata no Antigo Testamento, o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.




DOM FRANCISCO CANINDÉ

SEMINARISTA LUAN

CATEDRAL DIOCESANA EM ESTADO DE REFORMA: COLABORE COM A REFORMA

PADRE CLAYTON

      Sem sombras de dúvidas e, convictos na nossa fé, afirmamos que a  Eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstolos.  
        Vários momentos bíblicos nos leva a compreender o verdadeiro sentido da Eucaristia: - Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. (Mt 26, 26); - Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: Tomai, isto é o meu corpo.(Mc 14, 22); -Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.(Lc 22,19) e dentre outros.


RESIDÊNCIA DE VIVIANE CAMPELO
ESPAÇO DA FAMÍLIA JOSÉ RANULFO
RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA JOSEFA PEREIRA
      Enfim, diante de todos esses testemunhos dados pelos evangelistas, nós mostramos que queremos ficar com Cristo e continuar sendo seus verdadeiros seguidores, por isso, dizemos-lhe com Pedro: ‘Senhor, para quem havemos nós de ir? Tu tens palavras de vida eterna’ (Jo 6, 68). Com a mesma convicção de Pedro, ajoelhamo-nos hoje diante do Sacramento do altar, renovamos a nossa profissão de fé na presença real de Cristo e seguimos em procissão, mesmo com tempo chuvoso, seguindo o roteiro de nossa procissão. Este é o significado da celebração nos dias de hoje. Louvando e dizendo: "Graças e louvores se dêem a cada momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento."
                                           IMAGENS DA CELEBRAÇÃO

 

 















Rezar diante do Santíssimo Sacramento ou de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus

No inicioO credo e três Pai Nossos.

Contas grandes:
Salve Rainha...

Reza-se nas dez contas pequenas:
“Graças e louvores se dêem a todo momento;”
“Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.”