segunda-feira, 17 de abril de 2017

CRISTO RESSUSCITOU! ALELUIA! ALELUIA!


“E entraram, mas não encontraram o corpo de Jesus e ficaram sem saber o que estava acontecendo. Nisso, dois homens, com roupas brilhantes, pararam perto delas... e disseram: Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui! Ele ressuscitou como havia dito!”
 (Lc 24.3) 

 Enfim, após uma semana de reflexão e lembranças dos algozes e maus momentos vividos por nosso Senhor Jesus Cristo e viver um momento de prelúdio, às 6 horas, os sinos da Catedral, de todas as capelas  e comunidades anunciavam que o túmulo de Cristo estava vazio: JESUS RESSUSCITOU! Jesus é vitorioso! Jesus venceu a Morte!


Os fiéis estavam ali, presentes em suas paróquias, comunidades e, em particular, lotando a Catedral Diocesana para testemunhar uma vida nova onde a tristeza e o desânimo ficaram na pertinência de um passado e absorver a esperança e o otimismo. Jesus venceu a morte e permanece conosco para sempre. Exultemo-nos de alegria!

Aceso o Círio Pascal, é proclamado “Bendito sejais, Deus da vida, pela ressurreição de Jesus Cristo e por ter esta Luz símbolo da presença do Ressuscitado e do vosso imenso amor por nós”. E, assim, iniciou a Santa Missa da Páscoa da Ressurreição.



 Jesus ressuscitou! E ressuscitando ele é o vencedor da morte. E nos alegra a todos e nos oferece uma vida sem sombra, sem dor, sem fim, dizia Dom Francisco Canindé em sua homilia. Jesus, é o Senhor dos vivos e dos mortos. O Senhor de todos os povos. Devemos crer olhando sempre e acreditando sempre em seu nome. A liturgia de hoje é uma verdadeira catequese da ressurreição de Cristo.

 Ainda em sua homilia anunciou que, conforme a liturgia, devemos sempre buscar as coisas do alto onde está o Cristo ressuscitado. Buscar as coisas do alto é buscar as coisas do bem. É querer viver de acordo com os ensinamentos de Jesus. Finalizando desejou Feliz Páscoa a todos.  



MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA PASCOM.

VIGÍLIA PASCAL

“No primeiro dia da semana, bem de madrugada, as mulheres, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé foram ao túmulo de Jesus, levando os perfumes que haviam preparado para embalsamar seu corpo. Diziam entre si: Quem nos irá remover a pedra da entrada do túmulo?” Mas, depois de olharem, verificaram que a pedra estava rolada para o lado."
(Mc 16.1-4)


Sábado de Aleluia é o Sábado da Semana Santa, o primeiro dia depois da crucificação e morte de Jesus Cristo e o dia anterior ao Domingo de Páscoa.
 Durante o Sábado Santo é celebrada a Vigília Pascal, ocasião em que os fiéis cristãos se reúnem em constantes orações, leituras bíblicas e salmos durante toda a noite que antecede o Domingo de Páscoa.
        O significado da Vigília Pascal está relacionado com a preparação para a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a bíblia, aconteceu três dias após a sua morte.
        No Sábado de Aleluia também é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela que simboliza a Luz de Cristo, que ilumina o mundo. Em nossa Paróquia, a Benção do Fogo novo e do Ciro Pascal aconteceu em frente à Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim. Na vela, estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer "Deus é o princípio e o fim de tudo 




Após a Proclamação do Exultet, os devotos em procissão, dirigiram-se à Catedral Diocesana onde tivemos a benção da água e a renovação das promessas batismais.


Nesta celebração, tivemos a participação de Dom Francisco Canindé Palhano e Diácono Luan. Dom Francisco Canindé, em sua homilia, refere-se à Vigília como uma noite santa de sábado onde a liturgia é marcada por dois momentos especiais, por um lado vivemos um clima de serenidade e, por outro, o lado  de uma expectativa jubilosa.


 É a mãe das vigílias que focaliza a fé Cristã e nos conduz a centralização da celebração que é a Ressurreição de Jesus Cristo.  



MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA PASCOM.

VISITA AO COMPLEXO POLICIAL DE SENHOR DO BONFIM

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.”
 (Mateus 25:34-36)


        
 Nesta Sexta-feira Santa dia 14/04/2017, momento  que se deve intensificar o grau da  prática da  oração, do jejum , esmola  bem como, da penitência, a Diocese de Bonfim através da Paróquia do Senhor do Bonfim realizou a entrega do material de cama e banho, no Complexo Policial, doados  na oferta da Santa Missa Solene da Instituição da Eucaristia e Lava-pés realizada no dia 13/4 (Quinta-feira Santa) na Catedral Diocesana. Essa Prática, no ano próximo passado, aconteceu com a participação de Dom Francisco Canindé, Pe. Clayton e o Diácono Luan. 
Neste ano, tivemos a participação de Dom Francisco Canindé, Diácono Luan e os Seminaristas Eduardo e Laerth. A recepção no Complexo aconteceu por parte do Delegado plantonista Dr. Leonardo Virgílio e demais carcereiros. A estes, obrigado pelo acolhimento.

Mais uma vez, aconteceu momento de muita emoção misturado ao sentimento de surpresa demostrada pelo interesse e participação dos custodiados nos momentos de oração. Foram visitadas cinco celas que, no total geral, abriga 101 detentos. Numa das celas estava escrito: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Frase esta, observada por Dom Francisco e utilizada para um início de conversa.
      A força da entonação de voz ecoada pelos custodiados, de cada palavra pronunciada com veemência, talvez, traduzisse um olhar de arrependimento ou até mesmo uma vontade de sair do cárcere. 
A oração, naquele momento, possivelmente, demostrava a vontade de liberdade. Ou, ainda, jogar de lado todo sofrimento e viver aquele momento traduzindo-o como um pedido de socorro, de reflexão, de oração e até mesmo de satisfação e porque não dizer alegria interior. Quantos são abandonados e esquecidos? Quantos não já perderam os laços familiares? Que vivem na solidão.
     Além do material cedido, através da coleta, houve a distribuição de Evangelhos e terços para cada um. Em cada cela visitada uma oração, um aperto de mão e aplausos; um pedido pra olhar de Jesus na cruz, uma palavra para reflexão, um conselho, um pedido de crença na esperança. 
Texto de José Lima - Pascom da Paróquia de Senhor do Bonfim

SOLENE AÇÃO LITÚRGICA DA PAIXÃO E MORTE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO 14/04/2017

No Dia 14 de abril, sexta-feira da paixão, foi celebrado na Catedral Diocesana, bem como nas comunidades da nossa Paróquia a Solenidade da Paixão de Cristo.

A Paixão, A Morte e a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo constituem o acolhimento central e definitivo de nossa salvação.

É comum ouvir a expressão “Cristo morreu na cruz por nós", mas o que ela significa? Como funcionou, na prática, a redenção dos pecados da humanidade através da morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz?

No Antigo Testamento animais eram sacrificados, pois havia uma aliança entre Deus e o povo de Israel, na qual esses deveriam cumprir a referida aliança obedecendo à Lei. Cabia ao povo ser fiel, todavia, a Lei era muitíssimo rígida, tanto que era quase impossível cumpri-la à risca. Deste modo, foram criados mecanismos para a chamada “expiação", por meio da qual o povo seria redimido de suas faltas.

O sangue significava que o homem merecia, de fato, a morte, pois não obedecera a Lei. Ao jogar o sangue cheio das misérias naquele lugar santo, ele se tornava purificado por causa da presença de Deus. O Santíssimo (Deus) purificava o sangue (povo).

Jesus é o propiciatório! Ao derramar Seu sangue na Cruz, o sangue da vítima toca o propiciatório, por assim dizer e ali acontece o sacrifício expiatório definitivo, posto que perfeito. Na Cruz, o puro e imaculado que é Jesus, toma sobre si os pecados da humanidade. Não mais simbolicamente, como no Antigo Testamento, mas de forma real. 

A miséria, o pecado, a desgraça, a morte tocam no propiciatório que é Jesus e tudo é lavado, purificado, liberto. Para isso é que foi necessária a morte de Cristo na Cruz.

Nossa Paróquia celebrou em solene ação Litúrgica (Presidida por Dom Francisco) a fim de reviver esse momento doloroso, mas que nos devolve toda a esperança.



Com o beijo da Cruz e Procissão com a imagem do Senhor morto e Nossa Senhora da Soledade todos os fiéis puderam viver momentos de grande devoção, demonstrações de amor e gratidão com Aquele que veio para nos libertar, veio para que todos tivessem vida eternamente!


Apoio para o texto retirado de:
Cançãonova.com
padrepauloricardo.org


MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA PASCOM.