terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024



 ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE:


Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito!

Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade! Amém



 QUARTA-FEIRA DE CINZAS

As origens da Quaresma são de 325 d.C., quando era mais comumente usada como uma fase de preparação para batismos.
Hoje, os cristãos usam a Quarta-feira de Cinzas tanto para arrepender-se quanto para refletir. A cruz de cinzas que marca a testa de alguns cristãos é destinada a representar a mortalidade e a penitência por seus pecados. É aplicada por um padre durante uma missa matinal, muitas vezes acompanhada de uma pequena bênção: "Lembre-se de que você é pó e ao pó você voltará". Muitos optam por manter a cruz durante todo o dia.