segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

9ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

   "e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” (Jo, 1, 36)

Neste nono e último dia da novena em louvor ao excelso padroeiro Senhor do Bonfim, contamos com presença do convidado da noite, Pe. Frei Cristóvão, da Paróquia de Santo Antonio em Feira de Santana, e também do Pe. Gilson (Redentorista),  juntamente com nosso Pároco Pe. Jarbas Gonçalves, e Pe. Wheider Gerlan, e os seminaristas da diocese. 

    Ao iniciar sua fala, o padre afirmar: "queridos irmãos, nos somos por Deus muito amados, e continua: mas não por aquilo que somos, nem pelo nosso CPF, ou pelo nosso patrimônio, muito menos pelo nosso CEP, que indica onde moro, ou pela nossa aparência, nem por nossa profissão ou a função que exercemos. Deus nos ama por aquilo que Ele é, Deus é Amor! Deus nos ama, independente do que nós somos, Ele nos ama, porque ele nos ama incondicionalmente. O amor de Deus é um amor que ser humano jamais será capaz de compreender, a não ser na eternidade. Pois somos limitados, e por sermos limitados, não conseguimos compreender o que Deus faz por Amor a Nós."

    Logo, a paciência é um fruto Divino, por isso, quando estamos longe de Deus, nos tornamos impacientes. Quando estamos afastado da Graça, nada nos satisfaz, reclamamos de tudo ao nosso redor, até as coisas boas que Deus opera em nossas vidas.

    O agir de Deus em nossas vidas acontece de forma gradativa, pacientemente. Deus não age de fora para dentro, mas de dentro para fora, muitas vezes, nem as pessoas ao nosso redor notam as obras grandiosas que o Senhor está realizando em cada um de nós, mais Ele está ali escondido, agindo... 

E mais uma vez o Padre nos chama á refletir: "o mundo inteiro está procurando a solução para este grande problema que estamos vivendo, que é a pandemia. Todos estamos sonhando com a cura. No entanto, como cristão que somos, devemos sonhar, mais do que, com a cura física, precisamos pedir a Deus a cura do corpo e da Alma, porque a cura física não nos permitirá chegar na terra prometida, a cura física não irá permitir que cheguemos á vida eterna. Só teremos um bom fim, se o nosso coração também se converter. É carregar a certeza que, a vacina é importante, mas, o mais importante é Deus! Pois é Ele que está dando: sabedoria e ciência para medicina. Nada neste mundo poder ocupar o lugar de Deus!"

    Deus, nunca se esquece de nós. Ele toma a cruz por nós, assume a nossa condição de pecador e leva para Cruz, nos redimindo. Trazendo, Esperança, Luz e alegria. Por isso, o nosso sentimento ao olhar para Cruz, deve ser de gratidão, porque não somos merecedores de tamanho ato de amor. Deus veio ao mundo para nos salvar, não para nos condenar ou acusar, e por muitas vezes, nos esquecemos dessa grande verdade, e fazemos aquilo que nem Deus fez, condenamos uns aos outros...

    "Ao celebrarmos a novena do Senhor do Bonfim, somos privilegiados, não somente porque estamos em um tempo de distanciamento afetivo/físico. Ora, quantas falta nos faz um abraço... e como temos sentido falta de poder abraçar alguém, e não podemos fazer isso, por amor ao próximo. Mas, não podemos esquecer jamais, que o maior de todos os abraços, e que sempre recebemos em nossas vidas, é o braço da Cruz, no qual, o Senhor de braços abertos, nos abraça e nos acolhe, a dizer sempre: filho e filha amados, eu não te condeno. Eu te acolho, te amo, te perdoo. 

   E para finalizar, o Frei ressalta, que nossas vidas diante do Senhor, e no exame de consciência, pelo qual, buscamos misericórdia, possa ser sempre uma experiência de gratidão. Porque Deus tem feito tudo, até o impossível para nos garantir que não iremos perecer, não precisamos temer!

    A cruz para nós, não é o final, mas o começo de uma grande promessa de Deus. De que, nem a morte pode nos tirar a certeza de que as promessas de Deus vai se cumprir em nossas vidas, apesar das nossas limitações e dos nossos pecados. Afinal, Deus quer nos fazer experimentar plenamente a sua graça. Deixe-se conduzir por Aquele que morreu na cruz.




                       GLORIOSO SENHOR DO BONFIM, ROGAI POIR NÓS!