quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS: DOM FRANCISCO CANINDÉ - 41 ANOS DE SACERDÓCIO


           Aproximadamente 40 dias após o Natal, a Igreja celebra a Apresentação de Jesus no Templo. Ao levar o Menino Jesus ao Templo, José e Maria não apenas praticam um costume religioso de seu povo, como também reconhecem que só de Deus vem toda a vida. Assim como Maria e José levaram o Menino Jesus ao Templo de Jerusalém, todos os fieis  participaram da liturgia conduzindo, nas mãos, velas acesas. Estas velas recordam nosso Batismo e nos lembra que somos, também, chamados a ser luz do mundo.
              Seguindo os passos litúrgicos, a celebração teve marco inicial em frente à Catedral Diocesana quando os fiéis, ao som do canto inicial, posicionaram-se com as velas acesas para a realização da exortação pelo Presidente da celebração - Dom Francisco Canindé.












              Ainda, neste dia 2 de fevereiro de 2016, houve a celebração da Santa Missa de Ação em Graças pelos 41 anos de ordenação sacerdotal  do Reverendíssimo Dom Francisco Canindé Palhano.  


             Ao lado dos padres Darlan dos Santos, Clayton Alves e Wheider Gerlan,   reportou-se  à passagem do Evangelho de Lucas (2:21-40), que retrata a apresentação de Jesus no Templo. Aparentemente Cristo era uma criança como as demais, por outro lado, tinha características singulares. A presente data encerra o ano da vida consagrada, alçando-nos ao jubileu extraordinário, que nos faz mergulhar profundamente no Ministério de graça e Amor. No Oriente se comemora neste dia a Festa do Encontro, e todos nós vamos ao encontro de Cristo.
            A supracitada passagem bíblica ilustra o encontro de Jesus com o profeta Simeão e a profetiza Ana, que personificam a expectativa e a profecia. Jesus é a materialização da promessa, e nele se encontram o passado da promessa e o cumprimento desta no futuro. Os vocacionados são chamados a este encontro , e por meio deste há o despertar da vocação.
                  Jesus é a novidade que faz novas todas as coisas, e através do testemunho de vida dos vocacionados permite-se o encontro de outros tantos com Cristo. Jesus se fez homem para favorecer este encontro, e participa ativamente de nossas vidas. Os consagrados são um sinal concreto e profético da participação de Deus em nossas vidas.  É Ele quem revigora as forças do consagrado a partir deste encontro pessoal.
                 A eucaristia é a ação de graças que elevamos a Deus. Nesta toada, o exemplo se São João Maria Vianey é pautado na generosidade e na radicalidade do Amor a Deus, incansável na missão de resgatar almas para Deus. 
                O Papa João Paulo II, por seu turno, pontificava que o sacerdote aprende a confiar na vitoria final do Paráclito apesar de todas as tribulações da caminhada. Que Ele seja sempre o guia a iluminar e fortalecer o nosso amado e incansável bispo cumulando-lhe de graças infinitas para o fiel cumprimento de sua messe.

MOMENTOS DA LITURGIA











             








MOMENTOS DE HOMENAGENS E CONFRATERNIZAÇÃO










 


PARABÉNS DOM FRANCISCO!