domingo, 1 de fevereiro de 2015

TERCEIRA NOITE DO TRÍDUO: VOCAÇÃO SACERDOTAL




         Hoje, encerramos com muita alegria, inquietações, espiritualidade e, ao mesmo tempo, com nossa fé fortalecida que, após ouvir o chamado do Senhor, nos orientou a seguir suas pegadas em direção à Catedral Diocesana de Bonfim, para bebermos a água da fonte rica em sabedoria deste Tríduo Vocacional com o Tema: Vocação Sacerdotal.
        "A vocação sacerdotal é o maior presente que Deus pode depositar nas almas. Do mesmo modo que chamou Pedro, são Tiago, João… e foi-lhes dizendo: ‘Vem e segue-me’, um dia Cristo fixou seu olhar em um jovem e disse: ‘N., N.,N.,… vem, que eu te farei pescador de homens’. Ninguém respondeu ao sacerdócio por ação humana, mas porque o próprio Cristo no interior de suas almas pronunciou seu nome e os convidou a segui-lo.
         Cristo tem necessidade de cada um dos sacerdotes, como teve de Pedro, de São Tiago e de São João. Os sacerdotes são as mãos, os pés, os olhos, a mente, o coração de Jesus Cristo; são os canais e os meios pelos quais Ele vai comunicar-se à humanidade.
       Que honra! Que doce o peso que Ele coloca sobre ombros de cada sacerdote: é o peso imponderável da Redenção, na qual se contém a felicidade pessoal e eterna de cada homem."
      Neste último dia, registramos a presença de Dom José Falcão – Bispo Auxiliar da Arquidiocese Militar – Pregador da noite, Pe. Darlan dos Santos, Pe. Robson Miranda, Frei Wellington e Frei Francisco.








 
 


 LEITORES





            Dom José iniciou sua pregação fazendo referências à liturgia do dia exemplificando as facetas utilizadas pelo “diabo”, utilizando meias  verdades para se valer. Na oportunidade, comentou sobre determinadas situações conjugais onde se utilizam meias verdades e mentiras na convivência diária. Devemos ser honestos e verdadeiros. Quem é honesto e verdadeiro não precisa dizer que é. Somos fiéis pelo próprio gesto natural.
      Ainda dando ênfase na  liturgia nos colocou que Jesus nos causa admiração e espanto. A admiração é por causa de Deus e o espanto por causa de nós mesmos.  Espantamo-nos com o que o demônio pode fazer na vida da pessoa. As mídias sociais, por exemplo, pode fazer uma verdadeira destruição na vida humana com publicações sem provas e sem fundamentos. Mas, a árvore se conhece pelos bons frutos. “Graças a Deus que Ele colocou limites nas mentiras e, então, a mentira não consegue se esconder. E o pior castigo para o mentiroso é a decepção que ele sofre quando se descobre a mentira e as pessoas vão se afastando de sua convivência.


 

 
     Após outras colocações a cerca da liturgia, direcionou sua pregação ao tema proposto: Vocação Sacerdotal. “Nós, um dia, fomos chamados pelo Senhor para deixarmos tudo para trás e segui-lo no seu itinerário para atingir o sacerdócio. Deixamos tudo e passamos pelo estágio probatório que é o seminário. Passamos pela formação filosófica e teológica”.
         Revivendo a trajetória na vida religiosa argumentou que os sacerdotes agem na pessoas de Cristo e Este na vida dos sacerdotes. Cristo é a cabeça que age na pessoa de Cristo. Quanta responsabilidade tem o sacerdócio de Cristo!
        “Pediu aos sacerdotes que zelem pela Liturgia da Igreja. Preparai-vos para cada missa ainda que seja numa pequena comunidade mais pobre ou que seja sob uma árvore.”
       Finalizando, comentou sobre a importância dos leitores, dos grupos de cantos. O vestir dos fiéis numa celebração e zelar pela casa do Senhor. Enfim, agradeceu a oportunidade de estar encerrando com júbilo, o Tríduo e nos preparando para os quarenta anos de sacerdócio de Dom Francisco Canindé Palhano e da Ordenação Diaconal do Seminarista Cleyton Alves.

 
                            LITURGIA EUCARÍSTICA












              Nos Ritos Finais, Pe. Darlan dos Santos, Administrador da paróquia do Senhor do Bonfim, em nome da Diocese de Bonfim, agradeceu a importante participação de Dom José Falcão que, através de suas palavras sábias enriqueceram o Tríduo Vocacional.