quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

PARÓQUIA DO SENHOR DO BONFIM CELEBRA MISSA DO GALO





A Paróquia do Senhor do Bonfim celebrou, neste dia 24/12,no Colégio das Sacramentinas, a Missa do Galo , contando com grande número de fiéis que lotou a quadra de esportes, tendo como Celebrante  Pe. José Vieira e Concelebrante Pe. Wesley da Congregação Jesuítica. Nosso Bispo Diocesano Dom Francisco Canindé devido a motivos superiores não se fez presente.




 









             Nos Ritos Finais da Celebração o pré diácono Wheider foi convidado a realizar a leitura da mensagem enviada por nosso Pastor Diocesano Dom Francisco Canindé. veja mensagem na íntegra:



Natal (RN), 24 de dezembro de 2013.

"Estimados Diocesanos:

A Solenidade do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo nos leva a dirigir o nosso pensamento, afeto e orações a todos e a cada um de vós que, por desígnio de Deus – que tudo estabelece para o bem dos que o amam – nos uniu por um estreito vínculo místico, o vinculo entre o pastor e as ovelhas, na Igreja Particular de Bonfim.

A distância, ocasionada por motivos de especiais cuidados médicos, não impede que estejamos unidos por aquela realidade sobrenatural, que não podemos compreender bem, que é a comunhão dos Santos, onde o tempo e o espaço diluem-se no amoroso seio de Deus, que nos leva a exclamar como o salmista: “Como é bom os irmãos viverem juntos”.

Cada ano, as festas natalinas deveriam fazer o nosso olhar voltar-se para o primeiro natal, ocorrido na gruta fria e anônima de Belém, onde longe da visão dos homens arrogantes e próximo dos simples, o menino marcou definitivamente o relacionamento entre Deus e os homens. Um Deus que se aproxima quase que timidamente do homem para salvá-lo pelo amor.

 Ao olharmos o presépio de Belém, vemos um menino envolto em faixas que dividiu a história humana em duas. Uma criança que, não obstante sua aparente fragilidade, carregava em si a resposta definitiva do amor de Deus que enviou o seu Filho único para salvar a humanidade. O nascimento de Jesus deve também dividir a nossa história particular fazendo pertencer ao homem velho, toda forma  de egoísmo que torna o homem semelhante a si mesmo e não mais semelhante a Deus e fazendo parte do homem novo todas as virtudes que pertencem a Cristo para que cheguemos à sua estatura. Não olhemos para as nossas fragilidades, mas para o poder de Deus.

São estas as preces que elevo aos céus nesta ocasião solene e impar da vida cristã e, juntamente com elas, formulo votos de felicidades e bênçãos celestes no ano que se avizinha.

Que minha especial benção de Pai e Pastor os acompanhe nestas festas."


Dom Francisco Canindé Palhano

Bispo Diocesano de Bonfim


         Logo após, considerando que  no dia 23/12, a Pastoral de Comunicação através da Comissão de julgamento do III Concurso de Presépios realizou visitação às residências dos inscritos, a Pastoral de Comunicação, através do Coordenador José Lima, deu início à entrega da premiação. 

 

        Neste ano de 2013 tivemos 7 candidatos ao título de melhor expositor de presépios. Interpretamos que os paroquianos começaram a entender o  verdadeiro sentido de evangelização e contribuição para o fortalecimento enquanto seguidores de Cristo e promover o verdadeiro papel de um Cristão. O objetivo deste Concurso, conforme Regulamento, é animar nossos paroquianos, dando destaque ao verdadeiro sentido do Natal, festejando o aniversariante e acolhendo os frutos de alegria e de paz que Jesus Cristo, o Deus Menino, pode trazer para a humanidade. Parabenizamos e agradecemos a todos os participantes e colaboradores. A seguir temos as fotos dos presépios participantes.

 
                    














  Diante dos critérios estabelecidos e julgados a Comissão chegou ao seguinte resultado:
 
 
 
                      CRITÉRIOS / PARTICIPANTES
 
NOTA PARCIAL
I
 ITALO
II
EDUARDO
III
FRANCISCA
IV
JACIELMA
V
CARMOSINA
VI
ELIZA
VII
ELITON
Utilização de elementos/materiais das imagens, tipos de figuras apresentadas
 
 
65
 
55
 
65
 
65
 
67
 
65
 
50
Originalidade e criatividade - folhagens / material decorativo, etc
 
 
65
 
50
 
55
 
40
 
53
 
55
 
35
 
Utilização de materiais recicláveis
 
45
 
48
 
45
 
30
 
50
 
45
 
28
 
Explicação apresentada sobre materiais e técnicas de produção
 
65
 
55
 
55
 
55
 
65
 
50
 
28
 
    TOTAL GERAL
 
240
 
208
 
220
 
190
 
235
 
215
 
141

 

       Como de prática, na Missa do Galo, a Pastoral de Comunicação realizou a entrega da premiação dos três primeiros colocados. A premiação foi de três cestas natalinas montadas com a colaboração de comerciantes locais.



 

PARTICIPANTES DO CONCURSO


 
    A Coordenação de Pastoral de Comunicação ratifica o agradecimento e parabeniza a todos os participantes. FELIZ NATAL!