terça-feira, 5 de novembro de 2013

ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DO DÍZIMO




 ACONTECERÁ NO PRÓXIMO DIA 16, A PARTIR DAS 8H, NO CENTRO PASTORAL DIOCESANO, O ENCONTRO DIOCESANO DA PASTORAL DO DÍZIMO. CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODAS AS PARÓQUIAS QUE COMPÕEM A NOSSA DIOCESE.”
 
 Reflexão sobre a importância do dízimo
Qual o significado do dízimo para os cristãos? Para nós, católicos, o dízimo é importante? De onde foi tirada a lei do dízimo? Se é um mandamento da Igreja, foi o papa que o inventou?
Irmãos amados, vamos entender um pouco sobre o dízimo e por que ele é importante para nós católicos.
Deus sabe o que é melhor para nós, pois Ele é nosso Pai de Amor que nos ama intensamente e incondicionalmente! E também podemos dizer que Deus nos ama apaixonadamente! Tanto é que Sua Paixão o levou a entregar Seu Filho Único para morrer por nós, para nos perdoar de todos os pecados, para nos libertar trazendo a salvação aos homens e a vitória sobre a morte!
"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado; porque não crê no nome do Filho único de Deus". (João 3, 16-18)
A Igreja atua no poder de Cristo! Os mandamentos nos ajudam a sermos mais santos, como Deus nos orienta: "Santificai-vos, e sede santos, porque eu sou o Senhor, vosso Deus". (Levítico 20,7). No Novo Testamento: "Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito". (Mateus, 5,48)
Muitos aprendem na catequese sobre o dízimo, que é um dos mandamentos da Igreja, mas é preciso entender o sentido deles. Os cinco mandamentos da Igreja são:

1º – "Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho".
2º - "Confessar-se ao menos uma vez por ano".
3º - "Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição"
4º - "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja"
5º - "Ajudar a Igreja em suas necessidades"
Esses mandamentos foram revogados pela Igreja com o novo Catecismo de João Paulo II em 1992. São obrigatórios para todos os católicos, porém, devemos entender que é uma obrigação necessária para nossa santificação, pois nos aproxima de Deus e volta nosso olhar para o irmão. O 5º mandamento: "Ajudar a Igreja em suas necessidades" pode ser entendido como a contribuição do dízimo, tanto em ajudas materiais como serviços voluntários.

O dízimo era um costume desde o Antigo Testamento, pois Deus recomendou a seu povo: "Pagai integralmente os dízimos aos tesouros do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência - diz o Senhor dos exércitos - e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário". (Malaquias 3, 10)

Leia mais sobre o assunto no artigo do Prof. Felipe de Aquino em: http://cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=4511

                                           Comunidade Católica Átrios                                                                       

                                                                                                                   5 de maio de 2011