sexta-feira, 6 de abril de 2012

MISSA DA BENÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS EM BONFIM



Dirigindo-se aos sacerdotes, diáconos irmãs, e irmãos consagrados, e aos radio ouvintes, e demais cristãos, D. Francisco Canindé, presidiu a celebração da Santa Missa dos Santos Óleos, nessa quinta-feira santa, onde os congregados lotaram a Catedral, para acompanharem a celebração de renovação dos votos sacerdotais e a benção dos Óleos Santos.



“nesta santa missa crismal de quinta-feira santa somos convidados também como sacerdotes, a rever a tentação do ativismo em que vivemos e contemplar novamente o confessionário e púlpito atentos a locução do Santo Padre Bento XVI, a penitenciaria apostólica de 11 de março de 2010”.

Perguntamos a D. Francisco sobre a importância da celebração da missa dos santos Óleos na Quinta-feira santa.

“A Igreja na quinta-feira santa rememorando a instituição do sacerdócio e da Eucaristia reúne, todos os presbíteros ao redor do Bispo, para que possa benzer os óleos, o óleo dos catecúmenos que servirá para os batismos, o óleo dos enfermos, que chegará como bálsamo junto aqueles que sofrem e o óleo do santo crisma que serve para confirmação e para as ordens sacras”.



Durante a eucaristia celebrada na manhã dessa quinta-feira santa, todo o presbitério renovou as suas promessas sacerdotais, feita no dia da ordenação sacerdotal, onde o Bispo refaz as perguntas, e os sacerdotes confirmam seus votos e promessas, e juntos ao Santo Padre o Papa Bento XVI, revivem todo esse mistério junto a Igreja.
Estiveram presentes todos os sacerdotes da Diocese de Bonfim, com exceção de padre João Zacarias,que encontra-se enfermo.



Vários fieis católicos vindos de varias paróquias da Diocese estiveram presentes, na manhã dessa quinta em Bonfim, tais como os agentes das pastorais do Batismo, da Crisma, da Saúde e demais Pastorais, Movimentos, Serviços, Irmandades e Grupos que formam a Diocese.



Óleo do Santo Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. ESTE ÓLEO É CONSAGRADO, ÓLEO DE CONSAGRAÇÃO! É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. Óleo usado também na consagração dos altares de nossas igrejas.

Óleo dos Catecúmenos - ESTE ÓLEO É ABENÇOADO! Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo dos Enfermos - OUTRO ÓLEO ABENÇOADO NESTE DIA. É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.