quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

02 DE FEVEREIRO DE 2017 DIA DE APRESENTAÇÃO DO SENHOR e 42 ANOS DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE DOM FRANCISCO CANINDÉ


DIA DE APRESENTAÇÃO DO SENHOR AO TEMPLO
E PURIFICAÇÃO DE NOSSA SENHORA


42 ANOS DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE DOM FRANCISCO CANINDÉ PALHANO


De vela nas mãos e abençoadas por Dom Francisco Canindé - Bispo Diocesano, nossa Paróquia relembrou o dia da apresentação do Senhor ao Templo e a Purificação de Nossa Senhora.


Nesta ocasião, nossa Diocese de Bonfim também celebrou os 42 anos de ordenação Sacerdotal do Bispo Dom Francisco Canindé Palhano com Santa Missa em ação de ação graças pela sua vida e seu ministério.

Missa em que o mesmo Dom Francisco presidiu, este nos diz que aquele dia da apresentação do Senhor e purificação de Nossa Senhora era momento de reflexão na Santíssima Virgem que recebe denominações como: N. Sra. das Candeias, N. Sra. dos Navegantes, N. Sara da Luz. Pois, Nossa Senhora apesar de ser a própria luz, ela reflete a luz do Astro Rei que é seu filho Jesus Cristo.

Ainda na sua preleção Dom Francisco se recorda quando ainda em Rio Grande do Norte recebeu pelas mãos do seu Bispo o segundo grau da Ordem, lembra ainda que esses 42 anos foi de inteira dedicação a Igreja fazendo aquilo que o Senhor lhe confiou, seja qual tenha sido o serviço (citando os diversos locais e funções que já serviu) ele obedeceu, assim como obedeceu ao chamado para ser Bispo desta Diocese.

Dom Francisco agradeceu a todos que passaram por sua vida, especialmente a seus pais. Naquela noite o Revmo. Bispo quis se consagrar inteiramente a Nossa Senhora e pediu que ela o ajude ser luz para seu rebanho, não por ter luz própria, mas por receber a luz de Cristo.



 Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, conservai os vossos sacerdotes  sob a proteção do Vosso Coração Amabilíssimo, onde nada de mal lhes possa suceder. Conservai puros e desapegados dos bens da terra os seus corações, que foram selados com o caráter sublime do Vosso Glorioso Sacerdócio. Fazei-nos crer no seu amor e fidelidade para Convosco e preservai-os do contágio do mundo. Dai-lhes também, juntamente com o poder que têm de transubstanciar o pão e o vinho em Vosso Corpo e Sangue, o poder de transformar os corações dos homens. Abençoai os seus trabalhos com copiosos frutos e concedei-lhes um dia a coroa da vida eterna”.
Santa Terezinha




O que é apresentação do senhor ao templo E a purificação de Nossa Senhora?



A Igreja nos revela com clareza o sentido profundo da Apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém, algo que era previsto para todo primogênito do sexo masculino. O menino era consagrado a Deus, mas para leva-lo de volta para casa os pais deviam deixar como que um “resgate”, um boi, uma ovelha ou um casal de pombos para os pobres. Os pais de Jesus pagaram também esse resgate, mas sabiam que era só por um pouco de tempo, pois esse Menino seria o Messias de Deus, o enviado para salvar a humanidade. Ele só voltaria ao mundo para salvar o mundo.
A apresentação de Jesus no Templo mostra-o como o Primogênito pertencente ao Senhor. Com Simeão e Ana, é toda a espera de Israel que vem ao encontro de seu Salvador. Jesus é reconhecido como o Messias tão esperado, “Luz das nações” e “Glória de Israel”, mas também “sinal de contradição”. A espada de dor predita a Maria anuncia esta outra oblação, perfeita e única, da Cruz, que dará a salvação que Deus “preparou diante de todos os povos”. (§ 529)
Vemos ai o destino messiânico de Jesus. “Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para O apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na lei de Deus: Todo o primogênito varão será consagrado ao Senhor e para oferecerem em sacrifício, como se diz na lei do Senhor, um par de rolas ou duas pombinhas” (Lc. 2, 22-24).
Maria e José obedecem a vontade de Deus, de maneira simples e oculta. Na Casa do Senhor, o Filho de Deus humanado é consagrado a Seu Pai. Ele é o verdadeiro Cordeiro, que vai “tirar o pecado do mundo” (Jo 1,29).
Neste dia fazia-se também a “purificação” da mãe, após o parto, prescrita pela lei. Não se tratava de purificar a consciência de Nossa Senhora, Virgem Imaculada, de alguma mancha de pecado, mas somente de readquirir a pureza ritual. Segundo as ideias do tempo, a mulher era atingida pelo simples fato do parto, sem que houvesse alguma culpa.
No Templo José e Maria encontram-se com Simeão, “homem justo piedoso, que esperava a consolação de Israel” (Lc. 2, 25). “O Espírito Santo estava nele” e “tinha-lhe revelado que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor” (2, 26). Simeão, “impelido pelo Espírito” (Lc. 2, 27), tomando o Menino nos braços, bendiz a Deus: “Agora, Senhor, podes deixar o Teu servo partir em paz, segundo a Tua palavra” (Lc. 2, 29).

Fonte: http://cleofas.com.br/

MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA PASCOM