segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

CELEBRAÇÃO DA NOITE SANTA DE NATAL – NASCIMENTO DO MENINO JESUS


“Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor.

 ...O céu se rejubile e exulte a terra / aplauda o mar com o que vive em suas águas; / os campos com seus frutos rejubilem / e exultem as florestas e as matas...”  (Sl 95(96)



               Na homilia proferida por Dom Francisco Canindé o Natal representa um tempo de esperança. O dia em que nasceu nosso Salvador. Uma noite de alegria. Nasceu para nós um menino, um filho: o salvador. O seu nascimento em Belém para nós é o mistério da encarnação que corresponde especialmente esta hora na qual celebramos a Santa Missa da noite de Natal porque conforme os relatos bíblicos e a tradição, o filho de Deus veio ao mundo em Belém no coração da noite. Fez referência à leitura do livro do Profeta Isaías (Isaías 9, 1-6) que enfatiza o povo que andava na escuridão quando viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Eram os pastores da noite de Belém que guardavam seus rebanhos. Estes foram os primeiros a ver a grande luz que anunciava o nascimento do Menino Jesus.




                Nos momentos finais da homilia,  destacou que essa noite de alegria onde o mundo inteiro entoa tantos cânticos e em tantas línguas contribuem para promover e criar esse clima litúrgico. Um clima de paz. O mundo só será melhor quando o homem praticar o bem. Somos chamados a praticar o bem. O mundo só será melhor se nós formos artistas do bem. Ao se falar em paz na terra, nessa noite, renova-se a esperança de paz de todos na terra. Não podemos esquecer-nos dos que passam fome, dos sem tetos, das justiças sociais, dos anciãos. Lembrou do papel da Maria na história cristã: Olhando para o presépio é impossível não reconhecermos com tamanha evidência a presença da Virgem Maria que nesta noite santa dá a luz o filho de Deus. Assim, também, esta celebração do Natal deste ano reveste-se de uma similar presença de Nossa Senhora que, devido o Ano Mariano, a Igreja Católica do Brasil vivencia desde 12 de outubro. Buscamos aprender dela, nesta noite santa, a lição de ternura para com o Filho de Deus irmanado. A Ela dirigimos o nosso olhar e uma prece muito sincera: Concedei ó Virgem Mãe de Deus, feito homem, que contemplando a grandeza  do pequenez Menino Jesus, sejamos penetrados pela luz e transformados em seu amor. Assim,  podemos  dizer, Feliz Natal!

                 E, no Natal de 2016, a Paróquia do Senhor do Bonfim  e a Emissora Rádio Caraíba quer animar os paroquianos, dando destaque ao verdadeiro sentido do Natal, festejando o aniversariante e colhendo os frutos de alegria de paz que Jesus Cristo, o Deus Menino, pode trazer para a humanidade.
O presépio é a representação do nascimento de Jesus e foi montado pela primeira vez em 1223, por São Francisco de Assis.
            Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo celebrou na floresta de Greccio, para onde mandou transportar as imagens do Menino Jesus, de Maria e José, uma manjedoura, um boi e um burro, e utilizou essa dinâmica para melhor explicar o Natal às pessoas comuns, camponeses que não conseguiam entender a história do nascimento de Jesus.


           O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento. Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos.
        Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.
Também na Bahia a tradição é grande, como herança da nossa história cristã e católica.
          Após vários dias de preparação e ansiedade a Pascom realiza o VII concurso de Presépios.  Este ano, envolvendo duas categorias:  Categoria Capela envolvendo as comunidades e Categoria Familiar.


O primeiro concurso, idealizado por Dom Francisco Canindé Palhano, aconteceu em 2009 apenas com a categoria familiar e hoje já se reflete numa nova dimensão sempre com apoio da Rádio Caraíba e, por vezes, apoio de colaboradores da área comercial.
        A entrega da premiação aconteceu no final da Santa Missa às vésperas do dia em que celebramos o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.


Assim, mediante as observações da comissão avaliadora, tivemos o seguinte resultado:

CATEGORIA CAPELA:
1º LUGAR: Capela Mãe Rainha – Pontuação:  38,5
2º LUGAR: Capela Cristo Rei – Pontuação: 35,5
3º LUGAR: Capela Nossa Senhora de Fátima: 33,5

CATEGORIA FAMILIA:
1º LUGAR: Suely Carmem de Araújo – Pontuação: 40,0
2º LUGAR: Eneide –  Pontuação: 36,0