segunda-feira, 19 de novembro de 2012

FESTA DE CRISTO REI



SANTOS DO DIA


São Roque Gonzalez - Mártir
São João Del Castillo - Mártir
Santo Afonso Rodrigues
 


















São Roque e seus companheiros foram um dos primeiros mártires sul-americanos.
Roque Gonzalez nasceu em Assunção, Paraguai, em 1576. Seus pais eram espanhóis. Mostrava tanta bondade e devoção na adolescência que todos estavam convencidos que um dia abraçaria a vocação sacerdotal, o que deu-se quando completou 23 anos de Idade.
               Já nos primeiros anos de sacerdócio dedicou-se zelosamente pela evangelização indígena, de forma que, diária e continuamente, visitava os povoados mais distantes para catequizar os índios.
               Ao completar 33 anos decidiu entrar na Companhia de Jesus, pois sentiu-se fortemente impulsionado a trabalhar como missionário. Os padres jesuítas haviam fundado no Paraguai algumas colônias de indígenas que se fizeram muito famosas em todo mundo. As chamaram "Reduções", que se diferenciavam das tribos de outros países, pela exemplar organização em aplicar os meios adequados de evangelização católica, dentro de uma estrutura que ampliava a educação e as necessidades cotidianas dos indígenas sob sua tutela espiritual. Os padres Jesuítas os tratavam como verdadeiros filhos de Deus, protegendo-os sua dignidade com enorme respeito e carinho.
               Um autor francês chegou a exclamar: "Nestas reduções, os índios chegaram ao mais alto grau de civilização que um povo jovem pode alcançar".
               Nessas missões se respeitava muito a lei de Deus e se obedeciam as leis civis; cada um tratava aos demais como se fossem irmãos. Os índios aprendiam a lavrar a terra com técnicas agrícolas e praticavam trabalhos manuais e industriais. Tudo era um cooperativismo bem organizado, porque reinava principalmente a abundância espiritual que o povo indígena assimilou rapidamente, ou seja, as verdades divinas.
               Nessas reduções foi o Padre Roque González o primeiro europeu a penetrar em certas regiões de mata virgem do Paraguai. Trabalhou por 20 anos, enfrentando com paciência e confiança a toda classe de dificuldades e perigos, dirigindo nesse período cerca de seis Reduções de indígenas. Muitas vezes o perigo provinha de tribos totalmente selvagens que atacavam e outras, era de colonos europeus que queriam escravizar os índios, porém, os jesuítas não o permitiam. Por isso, Padre Roque exercia uma enorme influência sobre os índios, que o veneravam como a um verdadeiro santo.
               Sucedeu que um curandeiro, o bruxo dos indígenas, se deu conta que a influência dos Padres Jesuítas estava reduzindo sua clientela diante do serviço de evangelização, que rapidamente esclarecia os índios na fé e na sabedoria cristã. Aos poucos iam abandonando as crendices, enganos e mentiras. Por causa disso, decidiu arquitetar um plano para vingar-se e pôr termo àquela situação. Assim, reuniu um grupo de índios selvagens e com eles atacou a missão católica.
               Quando o curandeiro e seus sequazes chegaram, estava o Padre Roque González tratando de erguer um sino à torre da capela. O assassinaram ali mesmo, a golpes de marreta. Ao ouvir o tumulto, o Padre Afonso Rodríguez saiu de sua choupana e imediatamente os índios também o assassinaram mediante golpes. Em seguida atearam fogo à capela e quando estava tomada de chamas, lançaram a ela seus cadáveres. Era 15 de novembro de 1628. Alguns dias depois esses mesmos índios assaltaram a missão próxima e ali assassinaram o Padre Juan de Castillo. Assim, foram três os mártires que derramaram seu sangue, depois de haver dedicado sua vida em favor dos nativos, pela pregação da Sã Doutrina.
              O chefe índio Guarecupí deixou escrito: "Todos os índios cristãos amavam o Padre Roque".
              Estes três sacerdotes Jesuítas, martirizados na região do Rio da Prata, foram canonizados pelo Papa João Paulo II em 1998.



* Referência bibliográfica: Na luz Perpétua, 5ª. ed., Pe. João Batista Lehmann, Editora Lar Católico - Juiz de Fora - Minas Gerais, 1959. Reflexões por Página Oriente.com







EVANGELHO DO DIA

Evangelho (Lucas 18,35-43)

 Ss. Roque G., Afonso R., João del Castillo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.


35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



AVISOS DA PARÓQUIA




MISSAS DA SEMANA:


Dia 20/11 – Terça-feira ............ Às 15h30min – Missa na Comunidade de Barroca de Cima
                                                     Às 16h45min – Missa na Comunidade do Mamão

Dia 21/11 – Quarta-feira ......... Às 15h30min – Missa na Comunidade de Lage
                                                    Às 16h45min – Missa na Comunidade do Cruzeiro

Dia 23/11 – Sexta-feira ............ Às 19h30min – Missa na Comunidade da Gamboa

Dia 24/11 – Sábado .................. Às 16h45min – Missa na Comunidade do Bonfim III
                                                    Às 16h45min – Missa na Comunidade do Pernambuquinho
                                                    Às 19h30min - Missa na Comunidade do Santos Dumont



LEMBRETE:


• Adquira seu ingresso para o grande Show com o Pe. Fábio de Melo ingressos à venda, na Secretaria da Paróquia e, em todas as Paróquias de nossa Diocese. O show será em benefício da reforma da nossa Catedral Diocesana e será realizado no dia 1º de dezembro, às 21horas, no Estádio Municipal Pedro Amorim. Adquira já seu ingresso!

• Atenção Grupos, Pastorais, Movimentos e Comunidades; ainda dispomos dos livros da Novena de Natal na secretaria da Paróquia. Famílias unidas celebram o Natal do Senhor no Ano da fé.