quarta-feira, 13 de abril de 2022

CELEBRAÇÕES DA QUARTA-FEIRA SANTA

 

      MISSA DA UNIDADE


Uma das cerimônias litúrgicas forte da Semana Santa é a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos. Ela contou com a presença de Dom Hernaldo Farias, Pastor Diocesano e, sacerdotes de toda a diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.

Em sua homilia Dom Hernaldo dizendo “ Vós sois os sacerdotes do Senhor, chamados como ministros de nosso Deus, fieis colaboradores do ministério episcopal unido a um ministério de Jesus Cristo”.

Continuando com sua homilia, enfatizou que a liturgia de que hoje celebramos remonta dos primeiros séculos do cristianismo e. é a expressão maior da unidade da igreja particular e da sua visibilidade dando-nos identidade do povo de Deus; ela nos identifica enquanto igreja de Cristo. Igreja corpo crismado, igreja enquanto epifania, ou seja, igreja manifestação de Cristo no mundo, igreja celebrante, povo sacerdotal em seus diversos ministérios e carismas”.

Finalizando sua homilia, convocou aos caros presbíteros pela constante unidade a Cristo pela oração e pela liturgia conduzindo os fiéis na verdade, na força e profecia do evangelho. Reafirmar a vocação renovando o compromisso de servidores do evangelho de Cristo Jesus e possamos ouvir do próprio Senhor: “Eu vos recompensarei suas obras seguindo a verdade

Na sequência realizou-se a renovação das promessas sacerdotais e a benção dos Santos Óleos; “Acolhei, ó Redentor, nossos hinos de louvor”.



          PROCISSÃO DO ENCONTRO


 Continuando a programação deste dia, às 18h, realizou-se a  famosa “Procissão do Encontro”.  Os homens saíram da  Capela Cristo Rei, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saíram da Comunidade Mãe Rainha  com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. Após o encontro, Pe. Airton Siqueira proclamou  o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência.