quarta-feira, 1 de março de 2017

QUAL O SENTIDO DA QUARTA FEIRA DE CINZAS?


A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus se sentar sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As Cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer; que somos pó e que ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19) para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa para não mais perecer.



A intenção deste sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da Quaresma; e fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.
A maioria das pessoas, mesmo os cristãos, passa a vida lutando para “construir o céu na terra”. É um grande engano. Jamais construíremos o céu na terra; jamais a felicidade será perfeita no vale em que o pecado transformou num vale de lágrimas. Devemos, sim, lutar para deixar a vida na terra cada vez melhor, mas sem a ilusão de que ficaremos sempre aqui.
Deus dispôs tudo de modo que nada fosse sem fim aqui nesta vida. Qual seria o desígnio do Senhor nisso? A cada dia de nossa vida temos de renovar uma série de procedimentos: dormir, tomar banho, alimentar-nos, etc… Tudo é precário, nada é duradouro, tudo deve ser repetido todos os dias. A própria manutenção da vida depende do bater interminável do cora­ção e do respirar contínuo dos pulmões. Todo o organismo repete, sem cessar, suas operações para a vida se manter. Tudo é transitório… nada eterno. Toda criança se tornará um dia adulta e, depois, idosa. Toda flor que se abre logo estará murcha; todo dia que nasce logo se esvai… e assim tudo passa, tudo é transi­tório.
Texto retirado de: http://formacao.cancaonova.com

RENASCER 2017


Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro a Comunidade Católica Shalom realizou em diversas cidades do país o Renascer. Aqui em nossa Diocese o Encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral Nossa Senhora de Lourdes.

A proposta do Renascer é ser um carnaval diferente, cuja alegria não acaba na Quarta-feira de Cinzas. A programação contou com palestras, cursos, Seminário de Vida no Espírito Santo e atrações artísticas a exemplo do Espetáculo o Canto das Irias e atrações musicais como o DJ Anjinho na Noite Neon. No retiro todos foram agraciados com a presença de padres para confissão, além de ministros de oração e aconselhamento.

E para o Renascer 2017 teve tema central, “Alegra-te! ”, foi escolhido pela Comunidade Católica Shalom para lembrar a os 300 anos da Aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida e o Ano Mariano Nacional.

A saudação de alegria do anjo a Maria nos remete a passagem escrita no Evangelho de São lucas  Lucas capitulo 1 quando Izabel fora visitada pela Virgem: 
Quando me deste a tua saudação, no momento em que ouvi a tua voz, o menino saltou de alegria dentro de mim! És feliz por teres crido que Deus cumpriria as coisas que te foram ditas.”  
Repercute também em cada um de nós. São Bernardo, comentando sobre o momento do anúncio do Anjo a Virgem Maria escreveu que:
“Acabas de entender, ó Virgem, a maravilha que se deve realizar e o modo como vai realizar-se; uma e outra coisa não podem senão lançar-te num estado simultaneamente de admiração e de alegria. “Alegra-te grandemente, filha de Sião, grita jubilosa, filha de Jerusalém”(Zc 9,9), pois que entendeste a palavra de júbilo e de alegria, que nos seja outorgado, a nós também, de ouvir a feliz resposta que esperamos, a fim de que “exultem de alegria nossos ossos humilhados…(Sl 50,10)”. São Bernardo, Louvores à Virgem Maria, homilia IV,8,PL,183,83-84 .


Foram Dias...

...de extrema presença do Espirito Santo


... de entrega



... de conversões


 ... do sabor da verdadeira felicidade

subsídios para o texto retirado de:
 http://www.comshalom.org
Entrevista com o Responsável local pela Missão de Senhor do Bonfim (Wedson)

MAIS FOTOS NO FACEBOOK DA PASCOM!
É SÓ CLICAR