quarta-feira, 6 de julho de 2016

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO - MINISTÉRIO SACERDOTAL

             SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO - MINISTÉRIO SACERDOTAL




         No último dia 3 de julho, no Centro Diocesano de Pastoral Nossa Senhora de Lourdes aconteceu a Celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo presidida por Dom Francisco Canindé Palhano, registrando-se a presença dos Padres José Vieira, responsável pelo Tribunal Eclesiástico  e Thiago Rafael da Paróquia Nossa Senhora do Pilar. Celebramos ainda, o início do mês do Dízimo que enfatiza a busca da conscientização dos fiéis sobre a importância deste, como retribuição a Deus por suas incontáveis bençãos. 



            A celebração da solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo sela o testemunhode vida deles que, à semelhança de Cristo, padeceram com o martírio e a morte. Diante deste constexto de solenidade, celebrouu-se os Mistério de Leitorato do Seminarista Eduardo César Silva de Oliveira e o Ministério de Acólito dos Seminaristas Luan Saldanha e Albecir Vieira Nascimento.


 Assim, diz o Diretório dos Sacramentos:
9.2.1. Leitorato e acolitato 
 287. Os candidatos ao Diaconato e ao Presbiterato devem receber os Ministérios do Leitorato e do Acolitato e exercê-los durante um período conveniente, a fim de melhor se dispuserem para o futuro serviço da Palavra e do Altar. Esses ministérios devem ser conferidos durante o Curso de Teologia. Os candidatos devem encaminhar requerimento, livremente escrito e assinado de próprio punho, e apresentado ao Arcebispo, a quem compete a aceitação, depois de ouvir o Conselho dos Formadores. 
288. Os que irão participar do Rito de Admissão entre os Candidatos à Ordem Sacra e os que vão receber o Leitorato e o Acolitato, deverão se preparar com um recolhimento ou retiro espiritual. Recomenda-se que os candidatos meditem os textos da respectiva celebração litúrgica, a fim de prepararem-se bem para esses momentos tão significativos em suas vidas e celebrá-los de maneira consciente e frutuosa. 


           Reportando à homília, Domo Francisco Canindé  conforme o evangelho do dia (Mt 16, 1-19), revela que Cristo está ressuscitado e presente na Igreja. São Pedro Suplantou as cadeias da perseguição contando com a benevolência de Deus, e a partir disso assumiu a sua messe com maior fervor. Recebeu, pois, a missão de ser baluarte da comunidade, e a identificação com Jesus foi de tal ordem que teve sorte similar: foi martirizado e crucificado. Paulo, por sua vez, foi chamado a evangelizar particularmente os pagãos, e pela fé em Cristo pôde esperar a Coroa da Justiça. O cerne da missão de ambos foi o encontro pessoal com o Criador. E este chamado de Deus se perpetua ao longo tempo. Nesta toada os seminaristas são conclamados a dar continuidade aos Ministérios para que enfim, alcancem a ordenação e perpetuem o pastoreiro. A experiência real e concreta com Jesus impede a missão peculiar : cada um é chamado a estar em Nosso Senhor e faz-se testemunha viva de tal experiência, ainda que isto ponha em xeque a própria vida. O Messias é filho do Deus vivo e par que seus discípulos sejam fiéis ao seu chamado é preciso , literlamente, ama-lo  sobre todas as coisas", entregando-se inteiramente à Ele. O Ministério Pastoral é composto por cruz, martírio e paixão, estes são os eelementos que tecem a autêntica Coroa da Glória. Que os Seminaristas e os vocacionados perseverem firmes em sua missão e sejam sempre conduzidos pelo Espírito Santo!