segunda-feira, 24 de março de 2014

SEMANA SANTA: SIGNIFICADOS E SÍMBOLOS




 
                   Conforme idealização de Dom Francisco Canindé,  no período da quaresma  que antecede a Semana Santa, realiza-se na Paróquia do Senhor do Bonfim a Catequese com temas voltados para roteiro litúrgicos - celebrativos no intuído de proporcionar uma maior e melhor intensidade, os mistérios centrais da fé cristã: paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
                  Este ano, conforme compromisso na capital baiana,  nestes dias de catequese, Dom Francisco designou o Seminarista Johnny para conduzir as atividades.  
                 A Catequese teve abertura com a palavra da Coordenadora da Liturgia, Fátima, e, em seguida tivemos a participação de cantos com membros da Comunidade Shalom: Balduíno e Rodrigo.
                
               


                 Já no clima de sintonia o Seminarista Johnny, convidou os participantes a estabelecer os três dias como sendo retiro espiritual  e iniciou a catequese propriamente dita realizando a oração inicial cantada sob sua condução.
              Dando prosseguimento convidou-se o radialista Eloilto Cajuhy que orientou quanto a importância da comunicação, a forma de se comunicar e se preparar para realização de uma leitura durante as celebrações, inclusive a posição de uso do microfone. 



             Em síntese, neste primeiro dia em termos gerais, enfocou o sentido da quarta-feira de cinzas na qual inicia-se a quaresma e relembrou as passagens bíblicas destes últimos domingo: as tentações vencida por Jesus,  a transfiguração e a água como fonte de vida -  onde se encontra com a samaritana na beira do poço.