quinta-feira, 6 de abril de 2023

CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DO CRISMA: "O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM."

 


        Nesta Quarta-feira Santa, a Diocese de Bonfim sob a Presidência do pastor Dom Hernaldo Farias e com os presbíteros, administradores e representantes paroquianos, realizaram a Celebração Eucarística do Crisma que constitui o prelúdio do Tríduo Pascal. Quanta riqueza a homília de nosso pastor! Uma verdadeira catequese! 

         Na “Missa do Crisma” se abençoam o óleo dos catecúmenos e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, razão pela qual é também chamada “Missa dos santos óleos”. Nesta Celebração, acontece a Renovação das Promessas Sacerdotais por parte dos sacerdotes diante do Bispo.

                                            Momento da Renovação das Promessas


      Fizeram-se presentes, também, as irmãs religiosas da Congregação , Amor  Santa Teresa, Amor Divino e Sacramentinas.



                                  Pe. João Zacarias comemora 26 anos de ordenação presbiteral

          Após as leituras anunciada e proclamada - Leitura do Livro do Apocalípse de São João (1,5-8) e o Evangelho de Lucas ( 4, 16-21) e,  em sua rica homília, Dom Hernaldo Farias com a palavra: "O Espírito do Senhor está sobre mim". Esta Eucaristia adquiriu sentido a partir da reforma litúrgica do Concílio Vaticano II tendo como centro a Teologia de Presbiterado. Por isso mesmo fora denominada Missa do Crisma pela forção do óleo aqui consagrado que leva o nome do próprio Senhor de nossas vidas. Cristo sentido das consagrações dos batizados e batizadas e, em particular, dos que são ordenados para apascentarem o rebanho do Senhor, De fato, Cristo que significa consagrado por meio da unção empresta seu nome ao Santo Crisma.  Este óleo é a força que emana  do próprio Senhor para a vida da Igreja fazendo frutificar nela os dons que vem de sua entrega salvadora salvificando e agindo no mundo por meio dela não só na, através da liturgia, mas também, por meio de toda sua ação de evangelização de anúncio do Reino de Deus e, em particular, através da caridade. Daí surge, nasce o nome de cristãos. Dessa forma, o óleo do Batismo que abençoaremos nos une a todos os que pela relação esponsal de Cristo e a Igreja nascerão para a vida eclesial por serem mergulhados na morte do Cristo para herdarem a vida eterna nele mesmo. O óleo dos enfermos robustece a vida dos que creem  em Cristo devolvendo-lhes as forças necessárias para enfrentarem as dores e angústias da enfermidade enquanto participarão no mistério da Páscoa de Cristo. É o próprio Cristo que tendo recebido o Espírito Santo nas teofanias  da encarnação e do batismo, no Jordão, que transforma a igreja em uma Epifania do seu corpo organicamente formado, manifestada através de seus diversos ministérios  e serviços carismas no mundo inteiro. Ou seja, a unção todo e qualquer cristão se fundamenta em Cristo por seu mistério pascal , De fato, a Igreja se entende como tal, nesta celebração de hoje, enquanto corpo crismado, corpo de Cristo, conduzida pelo Espírito que a editifica dando-lhe a unidade de mente e corpo com o seu Senhor. 

            Como Cristo, nós, sua Igreja com os nossos mais diversos ministérios podemos afirmar : O Espírito do Senhor está sobre mim". Sim, na primeira pessoa  pois, somos Corpo de Cristo. Este é o sentido maior de nossa Eucaristia também chamada de Missa da Unidade popularmente conhecida. Por isso, presidida pelo Bispo na Igreja catedral; por ser uma missa estacional ela se revela como sinal de unidade da Igreja particular. Unidade do Bispo e seu presbitério num único sacerdócio  e ministério do Cristo pois, configurados a ela, somos enviados a santificar , a governar e ensinar conduzindo todos sem perder ninguém àquele que é o sentido de nosso existir, o Cristo consagrado pela unção. De fato, como diz a liturgia de hoje os presbíteros presidem o povo  na caridade e restauram o povo com os sacramentos do Cristo.  Unidade com os diversos ministérios leigos em nossas comunidades sempre com o fim de fazer chegar a todos a boa nova do  reino de Deus. Somos sim , um povo sacerdotal pois, o Senhor nos enviou para dar a boa nova aos humildes, curar os feridos da alma, , pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos, para proclamar o tempo de graça do Senhor , para consolar todos os que choram, para reservar e dar aos que sofrem por Sião uma coroa em vez de cinza. O óleo da alegria em vez de aflição. É pois,  partir dessa unidade sacramental que formamos a Igreja particular de Bonfim. Ela deve brilhar pela fraternidade que deve reinar entre nós pela obediência ao espírito através dos processos de discernimento de maneira sinodal sempre para o bem da Igreja e da fidelidades do projeto de Deus de salvar a humanidade. Esta Igreja brilhar ainda por ser o constante serviço  aos mais necessitados, principalmente aos que hoje passam fome como expressão de nossa comunhão com a Igreja está no Brasil e em obediência ao mandato do Senhor: "Dai-lhes mesmo de comer". Esta nossa unidade será difundida a todas as pessoas de fé quando ao final desta Eucaristia os presbíteros e um representante de suas paróquias receberão os Santos Óleos que abençoaremos e os apresentarão aos seus fies na noite de quinta-feira santa durante a Ceia do Senhor. Que o bom Deus nos guie em nossa história para que neste ano  celebramos os 90 anos de existência enquanto igreja particular possamos contar sempre os auxiliares de seu espírito que nos conduz a proclamar Cristo crucificado; escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. e que o Senhor nos ajude e nos e nos oriente com seu espírito.

                    Após a homilia, tivemos a Renovação das Promessas, Bênção dos Santos Óleos e, por fim, tivemos a entrega para que os presbíteros para que os presbíteros levassem para suas paróquias conforme mencionado na homilia.