sábado, 2 de junho de 2018

9º DOMINGO DO TEMPO COMUM - 03 DE JUNHO DE 2018



MISSAS DOMINICAIS

7h, 9h e 19h30Min. - Santa Missa na Catedral
7h30: Santa Missa na comunidade de Carrapichel
10h - Batizados na Catedral
11h - Santa Missa no Carmelo da Ressurreição
19h30: - Missa na Comunidade Santos Dumont

MISSAS E CELEBRAÇÕES DESTA SEMANA

Dia 05 de Junho, Terça-Feira     -     16h - Missa na comunidade Mamão
Dia 05 de Junho, Terça-Feira     -     17h - Missa na comunidade Caatinguinha
Dia 06 de junho, Quarta-Feira    -     16h - Missa na comunidade Conceição
Dia 06 de Junho , Quarta-Feira    -    17h - Missa na comunidade Alto Bonito
Dia 08 de Junho, Sexta-Feira      -     16h - Missa na comunidade Jibóia II
Dia 09 de Junho, Sábado             -     19h30 - Missa na comunidade Derba

OUTROS AVISOS

* A Paróquia do Senhor do Bonfim agradece a todos os grupos, movimentos, pastorais e todo povo e Deus pelo empenho, generosidade e participação na brilhante solenidade de Corpus Christi.


* A Escola da Fé é uma catequese para Adultos que fizeram os sacramentos e que querem aprofundar na doutrina católica.  No dia 04/06 (segunda-feira), às 19h30,  no Centro Catequético, acontecerá o inicio da Escola da Fé que será ministrada pelo Diácono Johnny e Ir. Santina (Congregação do Amor Divino).


PROCLAMAS DE CASAMENTOS

Querem casar-se nesta Igreja com as graças de Deus:

1.Fabiano Conceição Santana e Juliana Carvalho Silva

2.Gustavo Barbosa Lima Chaves e Édila Zeferino Oliveira

3.José Roberto Santos Antunes e Cristiane Ferreira Barreto

Se alguém souber de algum motivo pelo qual estes casamentos não devam realizar-se, ficam obrigados, em consciência, a avisar ao Pároco desta Paróquia.


Liturgia da Palavra - 03/06/2018

L. O Senhor que nos manda guardar o é o mesmo que nos convida à prática do amor fraterno. O dia do Senhor é ocasião especial de praticar o mandamento do amor.

6. Primeira Leitura
(Sentados) (Dt 5,12-15)

Leitura do Livro do Deuteronômio. Assim fala o Senhor: 12“Guarda o dia de sábado, para o santificares, como o Senhor teu Deus te mandou. 13Trabalharás seis dias e neles farás todas as tuas obras. 14O sétimo dia é o do sábado, o dia do descanso dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu boi, nem teu jumento, nem algum de teus animais, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades, para que assim teu escravo e tua escrava repousem da mesma forma que tu. 15Lembra-te de que foste escravo no Egito e que de lá o Senhor teu Deus te fez sair com mão forte e braço estendido. É por isso que o Senhor teu Deus te mandou guardar o sábado”. 
Palavra do Senhor.
T.Graças a Deus.

7. Salmo Responsorial
[Sl 80,3-4.5-6ab.6c-8a.10-11b (R. 2a)]
REFRÃO: Exultai no Senhor, a nossa força!

1. 3 Cantai salmos, tocai tamborim, * harpa e lira suaves tocai! 4Na lua nova soai a trombeta, * na lua cheia, na festa solene.
2. 5 Porque isso é costume em Jacó, * um preceito do Deus de Israel; 6auma lei que foi dada a José, * 6bquando o povo saiu do Egito.
3. 6cEis que ouço uma voz que não conheço: * 7“Aliviei as tuas costas de seu fardo, cestos pesados eu tirei de tuas mãos. *  8aNa angústia a mim clamaste, e te salvei.
 4. 10Em teu meio não exista um deus estranho * nem adores a um deus desconhecido! 11Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, * que da terra do Egito te arranquei”. 

8. Segunda Leitura (2Cor 4,6-11)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios. Irmãos: 6Deus que disse: “Do meio das  trevas brilhe a luz”, é o mesmo que fez brilhar a sua luz em nossos corações,  para tornar claro o conhecimento da sua glória na face de Cristo. 7Ora, trazemos  esse tesouro em vasos de barro, para que todos reconheçam que este poder extraordinário vem de Deus e não de nós. 8Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos pela angústia; postos entre os maiores apuros, mas sem perder a esperança; 9perseguidos, mas não desamparados; derrubados, mas não aniquilados; 10por toda parte e sempre levamos em nós mesmos os sofrimentos mortais de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossos corpos. 11De fato, nós, os vivos, somos  continuamente entregues à morte, por causa de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa natureza mortal. Palavra do Senhor.
T. Graças a Deus.

9. Aclamação ao Evangelho
(De pé) (Cf. Jo 17, 17b.a)
REFRÃO: Aleluia, Aleluia, Aleluia!

L. Vossa Palavra é a verdade; santificai-
-nos na verdade.

10. Evangelho (Mc 2,23-3,6)
P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.
P. = Proclamação do Evangelho de Jesus 
Cristo segundo Marcos.
T. Glória a vós, Senhor.

P. 23JESUS ESTAVA PASSANDO por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar  espigas, enquanto caminhavam. 24Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por  que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 25Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome?26Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”. 27E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. 28Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”. 3,1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te 
e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e  tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, 
contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo. Palavra da Salvação.
T. Glória a vós, Senhor.