quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

4ª NOITE DO NOVENÁRIO DA FESTA DO SENHOR DO BONFIM

 “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!” (Mc, 1, 15)

  Neste quarto dia de novena em louvor ao excelso padroeiro, contamos com presença do convidado da noite Padre Tiago Rafael,  juntamente com nosso Pároco Pe. Jarbas Gonçalves, o vigário da paróquia do Senhor do Bonfim, Pe. Johnny Silva, Diácono Eduardo César e seminaristas.

    O padre Tiago inicia sua reflexão, ressaltando: “a cada ano nesta data, nos encontramos com muita alegria ... nosso coração transbordar de alegria, transbordar de esperança, no nosso novenário em honra ao nosso padroeiro Senhor do Bonfim. E a cada ano, somos provocados pela palavra de Deus, no sentido de que escutando essa palavra, ela possa inquietar a minha vida, o nosso jeito de ser e o nosso jeito de agir.”

    E continua dizendo, Passada a festa do batismo do Senhor, retomamos a caminhada do tempo comum. E ao longo deste ano B, constantemente se apresentará para nós o evangelho de Marcos. O evangelho de Marcos tem um objetivo muito claro, que é mostrar para o povo quem é Jesus!

    E no evangelho de hoje, Marcos capítulo 1 versículo 14-20. Nos deparamos com Jesus falando sobre conversão. Uma conversão, não da igreja, mais dos corações. Então, nota-se que depois do início da vida pública de Jesus, Ele nos fala sobre conversão. Logo, Vemos a familiaridade do evangelho presente com as palavras iniciais do pregador da noite.

    Logo após, É descrito no evangelho o chamado dos quatros primeiros discípulos. “... Jesus viu Simão e André, que lançavam a rede ao mar, pois eram Pescadores.” (Mc, 1, 16) [...] “Caminhando mais um pouco, Viu também Tiago e João, Filhos de Zebedeu. Estava na barca, Consertando as redes;” (Mc, 1, 17).

    É diante desta passagem, que reflete o padre: "Que quando Jesus ver os quatros discípulos, certamente os encontram nos seus afazeres cotidianos. Pois eles tinham seus projetos pessoais, suas profissões, seus compromissos. Mas, naquele momento que Jesus os ver,  Ele, os chama. Desta mesma maneira, Jesus chama a cada um de nós, Sabendo das nossas limitações, das nossas fragilidades. Mesmo assim Ele diz, vem e me segue”.

    Jesus é o mestre e nós somos os discípulos.  Por isso, temos que seguir a nossa vocação. E está é servir e não mandar. E se Jesus,nos chama, devemos sempre nos lembrar de quê Ele é o MESTRE!

   E para finalizar o Padre nos convida a fazer a experiência de entender o Senhor como mestre, Aquele que orienta, Aquele que instrui. Façamos essa experiência de sermos chamados pelo Senhor. E de entender espiritualmente que não é, eu que quero, mas é o Senhor que me chama. E quando o Senhor nos chama, Ele prepara nosso coração, Ele moldar nosso coração.

    E acrescenta ... peçamos esse novenário, seja um tempo para que possamos moldar nossos corações. Que assim como os discípulos, possamos imediatamente largar tudo, ainda que seja oque eu sempre aprendi ou a minha forma de fazer. Mas que de fato escutamos aquilo que o Mestre sempre tem a nos ensinar.